Única News
Da Redação
O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) anunciou a abertura de 1.350 vagas para seus cursos superiores presenciais, com ingresso no primeiro semestre de 2026. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas online a partir dessa segunda-feira (28), até o dia 30 de setembro de 2025.
Acesse AQUI o portal com os editais.
O IFMT oferece duas modalidades de seleção distintas, permitindo que os candidatos escolham a que melhor se adequa ao seu perfil.
– Duas Formas de Ingresso para Diversidade de Perfis
– Seleção por Nota do Enem (Edital 85/2025)
Para quem prestou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre 2010 e 2024, o Edital 85/2025 disponibiliza 687 vagas. A seleção é feita exclusivamente pela nota do exame indicado pelo candidato no momento da inscrição, sem a necessidade de prova. Este edital contempla ampla concorrência e reserva de vagas, conforme a legislação de cotas.
Os cursos ofertados incluem bacharelados como Administração, Zootecnia, Agronomia, Engenharias (Civil, Elétrica, Controle e Automação), Biotecnologia, Sistemas de Informação, Secretariado Executivo, Educação Física e Química Industrial. Há também diversas licenciaturas, como Matemática, Química, Biologia, Ciências da Natureza e Física, além de cursos tecnológicos em Gestão Pública, Inteligência Artificial e Ciência de Dados, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão Ambiental, Agroindústria, Processos Gerenciais e Sistemas para Internet.
Seleção por Histórico Escolar (Edital 86/2025)
Já o Edital 86/2025 é destinado aos candidatos que preferem utilizar o histórico escolar do ensino médio como forma de seleção, com 663 vagas disponíveis. Este processo seletivo também é totalmente online e avalia as médias finais das disciplinas do ensino médio, seguindo os critérios estabelecidos no edital. Assim como na seleção via Enem, são garantidas vagas para ampla concorrência e o sistema de cotas.
Entre os cursos disponíveis por essa modalidade, destacam-se bacharelados como Administração, Zootecnia, Agronomia, Biotecnologia, Engenharias (Civil, Elétrica, Controle e Automação), Sistemas de Informação e Secretariado Executivo. As licenciaturas abrangem Química, Matemática, Ciências Biológicas, Física, Biologia, Educação Física e Ciências da Natureza (com habilitações em Biologia ou Química). Há também cursos superiores de tecnologia, como Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão Pública, Gestão Ambiental, Inteligência Artificial e Ciência de Dados, Agroindústria, Processos Gerenciais e Sistemas para Internet.
As vagas para ambos os editais estão distribuídas em 16 unidades do IFMT, localizadas em 14 cidades do estado. Os campi participantes são: Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Campo Novo do Parecis, Campo Verde, Confresa, Cuiabá – Bela Vista, Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva, Juína, Lucas do Rio Verde, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, São Vicente, São Vicente – Jaciara e Várzea Grande. Todos os cursos são presenciais e os turnos (integral, matutino, vespertino ou noturno) variam conforme a oferta de cada unidade.
ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI
RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1 – GRUPO 2 – GRUPO 3
Fonte: unicanews