Novo Hyundai Creta ganha motor 1.6 turbo flex e já roda no Brasil
O novo Hyundai Creta com motor 1.6 turbo flex está chegando! Saiba tudo sobre a maior potência, o câmbio polêmico e a data de lançamento.
O novo Hyundai Creta está cada vez mais perto de receber uma aguardada novidade mecânica. O SUV da marca sul-coreana finalmente terá a versão flex do seu potente motor 1.6 turbo, e os testes no Brasil já estão em fase avançada. A novidade promete mais desempenho e deve chegar em breve às lojas.
Recentemente, uma unidade de testes foi vista rodando, indicando que o lançamento está no radar da montadora para os próximos meses. As imagens foram compartilhadas pelo Instagram @placaverde.
Vem saber mais sobre o novo Creta aqui com o Garagem360!
O que esperar do novo Hyundai Creta 1.6 turbo flex?
A principal mudança está sob o capô. O motor 1.6 TGDi, que hoje equipa a versão topo de linha Ultimate movido apenas a gasolina, se tornará bicombustível.
Atualmente, ele entrega 193 cv de potência. Com a adaptação para rodar também com etanol, a expectativa é que esses números aumentem.
O uso do etanol permite que o motor trabalhe com uma taxa de compressão mais alta, o que geralmente resulta em mais potência e torque.
Segundo testes realizados pela revista Autoesporte, o Creta 1.6 turbo a gasolina já acelera de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos. Com o combustível vegetal, esse tempo pode diminuir ainda mais.
E o polêmico câmbio DCT, vai mudar?
Apesar da novidade no motor, a transmissão não deve ser alterada. O novo Hyundai Creta 1.6 turbo flex manterá o câmbio automatizado de dupla embreagem (DCT) com sete marchas. Essa caixa é conhecida por trocas rápidas, mas já gerou discussões entre os consumidores por ter embreagens secas.
Essa característica é semelhante à do câmbio Powershift, que equipou alguns modelos da Ford no passado. No entanto, a Hyundai aposta na eficiência e rapidez do conjunto para garantir o bom desempenho do SUV.
Nova versão N Line e data de chegada
Outra grande notícia é que o motor mais forte não será mais exclusivo da versão Ultimate. De acordo com informações do site Autos Segredos, a versão com visual esportivo N Line também receberá o propulsor 1.6 turbo flex. Atualmente, o Creta N Line utiliza o motor 1.0 turbo de 120 cv.
Com a mudança, a versão finalmente vai aliar o visual mais arrojado com um desempenho à altura. Veja o resumo das novidades:
- Motor: 1.6 TGDi agora com tecnologia bicombustível (flex)
- Versões: opção de motor 1.6T para a topo de linha Ultimate e a esportiva N Line
- Lançamento: a estreia oficial é esperada para o início de 2026
O que você achou da chegada do motor 1.6 turbo flex ao Creta N Line? Comente abaixo!
Escrito por
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fez da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.
Escrito por
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fez da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.
Fonte: garagem360