BARRA DO GARÇAS MATO GROSSO

Hospital em Barra do Garças: UTI passa por melhorias significativas durante reforma

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal de Barra do Garças recebeu melhorias e, agora, conta com as duas salas de isolamento equipadas com antecâmaras, uma estrutura para garantir mais segurança à equipe e aos pacientes. As mudanças são parte da obra de reforma do hospital que avança e deve ser concluída em breve.

As salas de isolamento são destinadas para o atendimento de pacientes com doenças infectocontagiosas. Elas garantem a proteção da equipe hospitalar e dos demais pacientes, contra casos de alto risco de contágio.

Para reduzir o risco de propagação de agentes biológicos, as salas foram equipadas com antecâmara, uma área entre o isolamento e a área externa. Essa estrutura funciona como zona de transição, onde ocorre a descontaminação do ar e a troca de equipamentos de proteção individual (EPI) usados pelos enfermeiros e médicos.

A sala e a antecâmara têm janelas de vidro para permitir aos familiares visualizarem o paciente, com segurança, mesmo em isolamento.

Além dessa nova estrutura, a área de UTI recebeu outras melhorias, como novas instalações hidráulicas e elétricas, climatização do ambiente e ampliação da ilha de manipulação da equipe de enfermagem.

“A UTI ficou mais funcional para toda a equipe. Estamos garantindo mais segurança para os nossos profissionais, melhores condições de trabalho e um tratamento mais eficiente aos pacientes”, destaca a secretária Municipal de Saúde, Salete Lauermann.

Em todo o hospital, a reforma já transformou outros setores como a área administrativa, laboratórios, raio-x, banco de sangue, maternidade, internação e centro cirúrgico. As equipes de trabalho também já concluíram a construção das salas que serão ocupadas pelo Posto Policial, pelo Serviço de Atendimento Móvel de Emergência (SAMU) e pelo Serviço de Arquivo Médico e Estatístico (SAME).

A obra é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Barra do Garças e o Governo de Mato Grosso. São investidos R$ 5,3 milhões para a reforma de todo o prédio.

Terapia intensiva

Com a finalização dos trabalhos na UTI, o hospital seguirá com 10 leitos de terapia intensiva em funcionamento. Além dessa capacidade, o município ainda conta com nove leitos de terapia semi-intensiva na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), o que torna a cidade referência em atendimento de saúde na região.

Fonte: cenariomt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.