Depois que gangues tomaram o controle de Porto PrĂncipe, capital do Haiti, o primeiro-ministro, Ariel Henry, renunciou ao cargo. O anĂșncio foi feito pela Comunidade do Caribe (Caricom), na madrugada desta terça, 12.
+
âReconhecemos a renĂșncia do primeiro-ministro Ariel Henry, para o estabelecimento de um conselho de transição presidencial e a nomeação de um primeiro-ministro interinoâ, anunciou o presidente da Guiana, Irfaan Ali.
+
O presidente, que assumiu temporariamente o posto de lĂder do bloco caribenho, se reuniu na Jamaica com autoridades para articular todo o processo de mudança de poder.
Assim que estiver formado, o conselho de transição terĂĄ autoridade de PresidĂȘncia. CaberĂĄ Ă organização estabelecer conselhos provisĂłrios, como o eleitoral e o de segurança nacional, atĂ© a eleição de um novo governo.
Gangues exigem renĂșncia do primeiro-ministro do Haiti

A saĂda de Henry foi uma exigĂȘncia das gangues, que estĂŁo tomando as ruas do paĂs. Nas redes sociais, o primeiro-ministro publicou um vĂdeo para informar que sua renĂșncia serĂĄ concretizada somente quando a instalação do conselho de transição for oficial.
+
âQuero agradecer ao povo haitiano pela oportunidade que me deramâ, disse. âFaçam de tudo para que a paz e a estabilidade voltem o mais rĂĄpido possĂvelâ.
Henry assumiu o governo em 2021, logo depois do assassinato do entĂŁo presidente do Haiti, Jovenel MoĂŻse.
+
Fonte: revistaoeste