GWM mal inaugurou fábrica e já quer outra para fazer carros mais baratos
A GWM mal inaugurou sua primeira fábrica no Brasil e já planeja uma segunda. Saiba onde pode ser e os novos carros que a marca quer fazer.
A GWM mal celebrou a inauguração de sua primeira fábrica no Brasil, em Iracemápolis (SP), e já está pensando grande outra vez.
A cerimônia, que aconteceu na última sexta-feira (15) e contou com a presença do Presidente Lula, marcou o início da produção nacional do Haval H6. No entanto, a montadora chinesa já tem planos muito mais ambiciosos para o país.
De acordo com informações do site de notícias Bloomberg, a GWM já estuda locais para construir uma segunda fábrica em território nacional. A estratégia agressiva visa aumentar a produção e, principalmente, oferecer carros ainda mais baratos ao consumidor brasileiro. Acompanhe o Garagem360 e veja os detalhes!
Por que a GWM quer uma segunda fábrica tão rápido?
A resposta para essa pressa da GWM está em dois objetivos principais: volume e preço. A primeira fábrica tem uma capacidade de produção de 50 mil veículos por ano.
Com uma segunda unidade, a marca poderia dobrar esse número para 100 mil carros anuais, consolidando-se como uma das gigantes do mercado nacional.
Além disso, com mais produção local, a marca conseguiria reduzir seus custos e, consequentemente, o preço final dos seus veículos. A ideia é brigar em segmentos mais populares e aumentar ainda mais a sua participação de mercado.
Quais carros baratos a GWM pode fabricar no Brasil?
Atualmente, o carro mais acessível da marca é o Haval H6 HEV One, na faixa de R$ 199.000. O grande objetivo da GWM com uma segunda fábrica seria lançar modelos abaixo dessa barreira, com projetos que poderiam custar algo em torno de R$ 150.000.
Dois tipos de veículos estão no radar: um SUV compacto, menor que o Haval H6, para brigar com modelos como Creta e T-Cross, e uma picape de porte menor que a futura Poer P30, para competir no segmento da Montana e da Strada.
Enquanto isso, a GWM se prepara para nacionalizar, na primeira fábrica, a picape Poer e o SUV de 7 lugares H9.
Onde a nova fábrica poderia ser construída?
Embora ainda não haja uma confirmação oficial, a GWM já estuda algumas possibilidades para a instalação de sua segunda planta industrial no Brasil. A princípio, a região Sul-Sudeste é a mais cotada.
- São Paulo
- Espírito Santo
- Paraná
- Santa Catarina
A empresa avalia tanto a construção de uma fábrica totalmente nova, que seria maior que a de Iracemápolis, quanto a possibilidade de adquirir uma planta industrial que já foi desativada por outra montadora.
Ainda que seja um plano em estudo, a notícia mostra a enorme ambição da GWM para o Brasil. Com uma segunda fábrica, a marca chinesa teria força para brigar em praticamente todos os segmentos do mercado, esquentando de vez a concorrência no setor automotivo nacional.
O que acha dos planos da GWM? Gostaria de ver um SUV da marca na faixa de R$ 150 mil? Deixe sua opinião nos comentários!
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Escrito por
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fez da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.
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Fonte: garagem360