Carros & Motos

GWM acelera planos para montar primeira fábrica de carros completos na Europa: Novidades e investimentos da Great Wall Motors

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2025 word3

GWM acelera planos para montar primeira fábrica de carros completos na Europa

GWM acelera planos para montar primeira fábrica de carros completos na Europa. Conheça os locais cotado, a meta de produção de 300 mil carros e como a montadora chinesa está reagindo à queda nas vendas da marca Ora e à forte concorrência da BYD.

Great Wall Motor (GWM), uma das maiores montadoras da China, está avançando com seus planos de estabelecer sua primeira unidade fabril de veículos completos na Europa. A empresa busca uma produção ambiciosa de 300.000 carros por ano até 2029, sinalizando um movimento estratégico para consolidar sua presença no continente.

GWM acelera planos para montar primeira fábrica de carros completos na Europa

De acordo com o presidente internacional da GWM, Parker Shi, o foco inicial está na Hungria e na Espanha como possíveis locais para a nova fábrica, conforme relatado pela mídia chinesa IT-home. A decisão final será crucial e levará em conta fatores como custos logísticos e de mão de obra, já que a montagem dependerá inicialmente do envio de componentes críticos para a Europa.

2025 word3
GWM acelera planos para montar primeira fábrica de carros completos na Europa – Foto: Divulgação

O anúncio da GWM, que marca a primeira grande atualização desde que a empresa manifestou interesse em uma fábrica europeia em 2023, acontece em um momento de desafios na região:

Queda da Marca Ora: A marca de veículos elétricos Ora da GWM viu suas vendas caírem significativamente na Europa, registrando uma queda de 41% e emplacando apenas 3.706 unidades novas no ano passado.

Avanço da BYD: A rival chinesa BYD está se expandindo agressivamente e já planeja sua terceira fábrica europeia, com a Espanha também sendo cotada como local principal. A produção local da BYD deve aumentar a pressão competitiva, forçando a GWM a agilizar seus próprios planos.

Apesar dos obstáculos europeus, a GWM tem motivos para otimismo global: suas entregas no exterior atingiram um recorde de 453.141 unidades em 2023, e a meta é chegar a 1 milhão de vendas globais anuais fora da China até 2030.

Foto: Divulgação

Estratégia de Produção e Lançamentos

A fábrica europeia da GWM, que se juntará às unidades já existentes em países como Rússia, Tailândia e Brasil, será fundamental para a estratégia de longo prazo da montadora.

Segundo Parker Shi, a nova planta não se limitará a um único tipo de motorização. Ela produzirá uma gama completa de veículos, incluindo modelos com motores a combustão interna, híbridos e elétricos a bateria. Essa diversidade visa atender às complexas e variadas demandas do mercado europeu.

Para atrair o consumidor, a GWM planeja lançar modelos mais populares, como o Ora 5, um SUV compacto elétrico, que deve chegar à Europa em meados de 2026.

A estratégia da GWM de construir uma fábrica na Europa é suficiente para reverter a queda de vendas e competir com a BYD? Deixe sua opinião!

 


Entrar no canal do Whatsapp

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

Fonte: garagem360

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.