Notícias

Guia prático: Onde buscar atendimento no SUS – UBS, UPA ou hospital? Saiba quando recorrer a cada um

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2026 word2

Você sabe qual unidade do SUS (Sistema Único de Saúde) procurar quando precisa de atendimento médico? Compreender a dinâmica do sistema garante que você receba o atendimento correto sem perder tempo.

Organizados em RAS (Redes de Atenção à Saúde), o SUS funciona em UBSs (Unidades Básicas de Saúde), UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), hospitais, SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e outros pontos de atenção.

Nele, cada serviço tem uma função específica, mas todos atuam de forma articulada. Além disso, de forma central está a Atenção Primária à Saúde, responsável por coordenar o cuidado e orientar o acesso aos demais níveis do sistema.

Porta de entrada do SUS

As UBSs (Unidades Básicas de Saúde) são a porta de entrada para o atendimento no SUS, englobando a APS (Atenção Primária à Saúde). Localizadas próximas às residências da população, essas unidades são o primeiro lugar que o cidadão deve procurar para cuidar da saúde no dia a dia.

São nas UBSs que ocorrem as consultas de rotina, o acompanhamento de crianças, gestantes e idosos, o controle de doenças crônicas como diabetes e hipertensão, além de atendimentos médicos, de enfermagem e multiprofissionais. As UBSs também realizam atendimentos de urgências menos graves, além de ofertarem serviços como vacinação, pré-natal, atendimento odontológico, distribuição de medicamentos e ações coletivas de vigilância em saúde.

Além disso, as unidades realizam testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites virais e gravidez, exames de rastreamento de câncer e ações de planejamento reprodutivo, como a distribuição de preservativos e a inserção de DIU.

Caso tenha necessidade de consultas especializadas, exames ou atendimento hospitalar, é a equipe da UBS que faz o compartilhamento adequado, garantindo a continuidade do cuidado na rede.

Quando procurar uma UPA?

Indicadas para situações de urgência que precisam de avaliação imediata, mas que nem sempre demandam internação hospitalar, as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) funcionam todos os dias, durante 24 horas, e fazem parte da Rede de Atenção às Urgências e Emergências.

Casos como febre alta (acima de 39 °C), dor intensa, falta de ar, crises convulsivas, fraturas leves, ferimentos com sangramento sem controle e urgências clínicas, traumáticas ou psiquiátricas devem ser atendidos na UPA.

No entanto, o atendimento segue o protocolo de classificação de risco, garantindo prioridade aos casos mais graves, independentemente da ordem de chegada.

Com complexidade intermediária, as UPAs resolvem grande parte das urgências. Quando o quadro exige atendimento especializado ou internação, o paciente é encaminhado para outro ponto da rede. Já nos casos menos graves, após o atendimento inicial, o usuário é orientado a continuar o acompanhamento na UBS do seu território.

Hospitais

Os hospitais atendem os casos que precisam de internação, cirurgias, exames especializados ou cuidados intensivos, integrando os níveis de média e alta complexidade do SUS. Dessa forma, o acesso ocorre de forma organizada, através da regulação. Quando o paciente passa pela UPA ou por outro serviço e há indicação clínica, a equipe avalia o caso e faz o encaminhamento para o hospital mais adequado.

Essa lógica segue o princípio da hierarquização do SUS, no qual cada serviço é acionado conforme a complexidade da necessidade de saúde apresentada pelo paciente.

SAMU

O SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) deve ser acionado somente em situações graves e emergenciais, quando há risco imediato à vida e necessidade de atendimento rápido no local ou durante o transporte até uma unidade de saúde.

O SAMU atua de forma integrada à rede de urgência, prestando os primeiros atendimentos e encaminhando o paciente para a UPA ou hospital, conforme a gravidade do caso.

Rede SUS

Ao buscar o serviço adequado para cada situação, o cidadão contribui para um atendimento mais rápido, eficiente e resolutivo. Conhecer o funcionamento do SUS é também uma forma de fortalecer esse sistema que cuida da saúde de milhões de brasileiros todos os dias.

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.