“Sapezal, Cantando e Dançando o Pantanal” estreou em outubro de 2024 e vem atraindo um público diversificado. No espetáculo, a dança e o canto do siriri representam a biodiversidade do Pantanal mato-grossense por meio de figuras alegóricas de alguns de seus principais animais: a ema, o tuiuiú e o boi pantaneiro. Também há referência à lenda do Minhocão.
A Copa André Maggi é um dos principais eventos culturais e esportivos da região.
Em 2025, ela acontece entre os dias 19 e 21 de abril, reunindo mais de mil atletas de diversas modalidades e de 16 cidades da região.
A participação na abertura da XVIII Copa André Maggi tem grande relevância para a formação dos jovens atendidos pelo grupo É Bem Mato Grosso, composto por estudantes com idades entre 12 e 18 anos, todos oriundos de escolas públicas do município de Sapezal.
O espetáculo “Sapezal, Cantando e Dançando o Pantanal” também será apresentado em outros municípios da região, como Campos de Júlio e Campo Novo do Parecis. As novas datas serão divulgadas no Instagram do grupo É Bem Mato Grosso.
O grupo cultural É Bem Mato Grosso foi fundado em 2015, em Sapezal, por Edson Garcia da Silva e Lucinete Cogo. Tornou-se uma associação em 2017. Atualmente, a entidade, sem fins lucrativos, atende aproximadamente 65 estudantes.
O espetáculo “Sapezal, Cantando e Dançando o Pantanal” conta com o patrocínio da Bom Futuro, por meio do Ministério da Cultura, via Lei de Incentivo à Cultura, e do Governo Federal — Brasil, União e Reconstrução.
Fonte: Olhar Direto