Programas de incubação e aceleração desempenham um papel estratégico no desenvolvimento de startups e empresas de base tecnológica, impulsionando a inovação e a competitividade no mercado, além de possibilitar o aprimoramento e o crescimento de negócios. Atualmente, três programas estão com inscrições abertas, com prazos que se encerram ainda em fevereiro: BioCidades Empreendedoras, o Programa de Aceleração de Startups do Grupo Boticário e a Incubadora Tecnológica do TECPAR.
BioCidades Empreendedoras
Uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e da Bridge for Billions, o BioCidades Empreendedoras está com inscrições abertas até o dia 9 de fevereiro. O programa de incubação já foi implementado em oito países e chega à sua segunda edição no Brasil com apoio do governo alemão. Neste ano, é conduzido pelo Instituto Legado de Empreendedorismo Social, em parceria com as prefeituras de Curitiba e São Paulo, e busca impulsionar negócios que promovam a resiliência climática urbana.
Ao todo, serão selecionadas 50 empresas em estágio inicial em diferentes setores, como alimentação e produção de alimentos, eficiência energética, gestão de resíduos, tecnologias para soluções ambientais, educação ambiental, mobilidade urbana, ecoturismo, entre outros. Mais informações e inscrições no site do Restoration Factory.
Programa de Aceleração de Startups do Grupo Boticário
As inscrições para o Programa de Aceleração de Startups do Grupo Boticário estão abertas até o dia 12 de fevereiro. Em sua quinta edição, a iniciativa busca startups inovadoras com potencial disruptivo que atuem diretamente no setor de beleza e varejo, possibilitando a antecipação de tendências dentro do ecossistema da empresa.
Podem participar do processo beautytechs, biotechs, retailtechs, fintechs e marcas em rodadas iniciais (seed e series A). O programa é gratuito e tem duração de cinco meses, oferecendo palestras, mentorias e conexões personalizadas para impulsionar negócios capazes de transformar o mercado. Entre os critérios de seleção estão a maturidade do negócio, a inovação da solução e sua sinergia com o Grupo Boticário. As inscrições podem ser realizadas no site.
Edital de incubação do TECPAR
A Incubadora Tecnológica do TECPAR (Intec) está com edital aberto para novos ingressos no seu programa de incubação. Serão selecionadas 11 empresas de base tecnológica com propostas inovadoras de produtos, serviços ou modelos de negócio.
Os candidatos devem demonstrar inovação em seus projetos, que serão avaliados por uma banca examinadora. Empresas que atuam nas áreas de saúde, saúde pública e atenção à saúde; bioprodutos; tecnologias para turismo; cidades inteligentes; sustentabilidade ambiental e energias renováveis podem participar do processo seletivo.
Os empreendedores selecionados percorrem duas trilhas simultâneas: uma voltada para negócios e outra para tecnologia. O programa acompanha desde a implantação da empresa até sua consolidação comercial e graduação, além do desenvolvimento e aprimoramento das tecnologias incubadas. A incubação acontece no Campus CIC da Intec, em Curitiba.
O edital para novos ingressos está aberto até 2026. Até lá, todas as propostas recebidas serão analisadas, até que as selecionadas completem o número de vagas disponibilizadas no processo. Mais informações no site.
Lideranças do agro e food no GazzSummit Agro e Foodtechs
O GazzSummit Agro e Foodtechs vem para ocupar um lugar de destaque nas discussões sobre inovação no agronegócio e no setor de food, conectando especialistas, empresas e startups para debater tendências, tecnologias e os principais desafios desses segmentos, fortalecendo o debate em torno da cadeia produtiva que leva os produtos do campo à mesa do consumidor.
Entre os palestrantes já confirmados estão Dilvo Grolli, presidente da Coopavel; Paulo Maximo, diretor de planejamento e operações de vendas LATAM da CNH Industrial; e Mirella Lisboa, head AgroStart LATAM da BASF. O evento também contará com três grandes nomes do setor supermercadista paranaense: Carlos Beal, sócio-proprietário do Festval; Everton Muffato, diretor do Super Muffato; e Pedro Joanir Zonta, fundador da Rede Condor e presidente do Grupo Zonta.
Promovido pelo GazzConecta, o GazzSummit mantém seu pioneirismo ao abordar, conjuntamente, o agro e o setor de food service, tendo as agrotechs e foodtechs como norteadoras das discussões.
Apresentado pela Gedisa, referência em geração distribuída de energia, e com o patrocínio da Urso Consultoria Empresarial, o GazzSummit será realizado nos dias 26 e 27 de março como parte do Smart City Expo Curitiba, segundo maior evento sobre cidades inteligentes do mundo. Os ingressos já estão disponíveis no site oficial do GazzSummit Agro e Foodtechs.
Fonte: gazzconecta