A lista que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou sobre os acompanhantes na viagem ao Vaticano, para o funeral do papa Francisco, realizado no último sábado, 26, estava incompleta. O documento original, apresentado pelo Palácio do Planalto, continha 20 nomes.
Entre os listados estavam o próprio presidente Lula, a primeira-dama, Janja da Silva, quatro ministros de Estado e o presidente do , Luís Roberto Barroso. Outros senadores e deputados federais também faziam parte da comitiva oficial.
No entanto, imagens do desembarque em Roma mostram que estavam no avião pessoas não mencionadas na lista oficial. A procuradora da Fazenda Nacional Rita Nolasco namorada de Barroso, por exemplo, está nas imagens enquanto desce da aeronave oficial, ao lado do presidente do STF.
As imagens revelam, ao menos, 21 passageiros ou tripulantes, enquanto a lista oficial incluía apenas 20 nomes.

É comum que o Planalto não inclua assessores e outras pessoas que acompanham a delegação nas listas oficiais, de modo a citar apenas as autoridades. Isso gera críticas sobre a falta de clareza em relação aos participantes dessas viagens.
Entre os nomes na lista oficial estavam, além de Lula e Janja, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira. Também estavam presentes a ministra dos Direitos Humanos e Cidadania, Macaé Evaristo, e o assessor-chefe da Assessoria Especial da Presidência, Celso Amorim.
Nossa vinda aqui é um agradecimento a Deus por ter nos permitido compartilhar a partida de um Papa que marcou a história nesse século XXI. O Papa Francisco era emoção e coração. Um grande líder religioso e político contra a guerra e a desigualdade.
🎥 @ricardostuckert pic.twitter.com/TBJ7lsHGbW
— Lula (@LulaOficial) April 26, 2025
O presidente do Congresso Nacional, o senador Davi Alcolumbre (União-AP), e o presidente da Câmara dos Deputados, o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), compuseram a comitiva oficial.
Entre os parlamentares listados, estavam Renan Calheiros (MDB-AL), Leila Barros (PDT-DF) e Soraya Thronicke (Podemos-MS). Deputados como Luis Tibé (Avante-MG), Odair Cunha (PT-MG), e Padre João (PT-MG) também foram incluídos.
Reimont (PT-RJ), Luiz Gastão (PSD-CE), Dagoberto Nogueira (PSDB-MS) e Professora Goreth (PDT-AP) completam a lista de deputados mencionados.
Fonte: revistaoeste