Ainda de acordo com a Sinfra, o Governo do Estado entrou em contato com a Caixa para obter esclarecimentos, mas foi informado que não há previsão para o depósito dos recursos. Sem o repasse, não é possível estimar os impactos no cronograma, nem quando os serviços poderão ser retomados. “Outras alternativas para viabilizar a conclusão da obra poderão ser avaliadas”, disse a pasta.
A ordem de paralisação dos serviços foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (31), com base no processo nº SINFRA-PRO-2024/00695. A medida atinge o contrato nº 077/2024/00/00, no valor de R$ 4.489.000, firmado entre a Sinfra e a empresa Home & Invest Construtora Ltda, responsável pela reforma do espaço.
O Memorial Marechal Rondon teve o projeto original lançado em 1997, ainda na gestão do ex-governador Dante de Oliveira. As obras foram iniciadas em 2001, mas jamais foram concluídas plenamente. A nova tentativa de reforma contempla ações como recuperação estrutural, revisão das instalações elétricas e hidráulicas, climatização e melhorias na acessibilidade.
A paralisação atual soma-se a um histórico de entraves que mantêm o espaço sem funcionamento efetivo, apesar do reconhecimento do valor simbólico e cultural de Rondon, um dos mato-grossenses mais célebres da história brasileira.
Fonte: Olhar Direto