“Está sendo elaborado o projeto básico e vai ser licitado no modelo RDCI. A secretaria (de Infraestrutura) me prometeu que em agosto o edital será publicado”, afirmou Mauro durante agenda pública.
A construção de um túnel já havia sido anunciada pelo governo em junho deste ano, após os estudos técnicos descartarem a viabilidade do retaludamento, solução inicialmente proposta. A novidade, agora, é a previsão concreta da licitação — um passo aguardado por moradores, turistas e empresários da região de Chapada dos Guimarães, que cobram uma solução definitiva para o trecho considerado um dos mais perigosos do Estado.
A decisão de substituir o projeto foi baseada em levantamentos geológicos que apontaram riscos permanentes de deslizamento. O túnel foi apontado como a alternativa mais segura e com menor impacto ambiental, social e paisagístico. Além disso, a obra permitirá a manutenção do tráfego na rodovia durante sua execução, o que minimiza os transtornos para quem depende do trecho.
O Portão do Inferno apresentou problemas ainda no final de 2023. Desde então, o governo vinha estudando uma medida e apesar das ponderações sobre a ideia do retaludamento, o Estado insistiu no projeto. Porém, após quase um ano, parece que o edital da obra será lançado. No entanto, agora um novo licenciamento terá que ser solicitado ao Ibama.
Governo prevê edital de construção do túnel no Portão do Inferno para agosto
A contratação será feita no modelo RDCI, que permite a licitação de projeto executivo e obra em um único processo pic.twitter.com/Zk5U5v3HfC
— Leiagora Portal de Notícias (@leiagorabr) July 7, 2025
Fonte: leiagora