Notícias

Governador defende decisão técnica em meio a críticas de vereadores sobre pavimentação do BRT

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2025 word3
Vereadores de Cuiabá se manifestaram contra a mudança nos corredores de transporte rápido do BRT, que passarão a ser construídos com Concreto Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ), mesmo material utilizado no Autódromo Internacional de Mato Grosso, ao invés do pavimento rígido, defendido por parlamentares pela resistência do material à manutenção. Por sua vez, ao ser questionado sobre a repercussão negativa da medida na Casa de Leis, o governador Mauro Mendes (União) apontou que a decisão foi exclusivamente técnica.

– Sinfra-MT usa asfalto padrão do Autódromo na recuperação da Prainha e XV novembro

O vereador Rafael Ranalli (PL) foi contundente ao criticar a mudança. Segundo o liberal, trata-se de uma medida visando uma melhor imagem do Executivo para as próximas eleições, pois o asfalto é mais rápido de ser aplicado, com a obra podendo acabar antes do período eleitoral.

“Com asfalto é mais rápido. Fica pronto antes da eleição, não é? […] É nítido isso, então eu só pugno aqui para prefeitura, para quem é de direita, a comissão de obras aqui da Câmara, cobrar a Sinfra e cobrar o governador Mauro Mendes que mantenha a questão do concreto, a questão do pavimento rígido. Vai ser mais durável e depois vai dar menos prejuízo na questão da manutenção para o município de Cuiabá”, constatou Ranalli.

A presidente da Câmara de Cuiabá, Paula Calil (PL), afirmou que a casa recebeu negativamente a notícia da mudança nas obras. A vereadora clamou pela necessidade de reparos de drenagem na região da Prainha, pois este trecho da cidade geralmente alaga nos períodos de chuva intensa.

“Nós recebemos de uma forma negativa, porque a qualidade vai ser inferior, a durabilidade inferior, e isso acarretará problemas para o nosso município, para fazer depois uma pavimentação, a manutenção. Nós queremos que seja entregue uma obra com qualidade, com concreto igual foi no trecho do aeroporto até aqui a ponte”, constatou a presidente da Câmara.

A Secretaria de Infraestrutura (Sinfra) já indicou que a concessionária Águas Cuiabá está realizando obras de drenagem, previstas em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público Estadual e a Prefeitura. As intervenções abrangem toda a bacia da Prainha e vias importantes do centro da capital.

O governador afirmou que a decisão de mudança foi exclusivamente técnica, e que o governo está aberto a discussões sobre as minúcias técnicas da substituição.

“Essa mudança é técnica. Aqueles que têm opinião diferente, a secretaria está à disposição para discutir tecnicamente. Quem entende e quer entender pode ir lá na Secretaria de Infraestrutura que ela vai estar disponível”, declarou. 

As alterações na pavimentação foram anunciadas na segunda-feira (24) e remetem a obras para a implementação do modal nas avenidas Prainha e XV de Novembro. Segundo a Sinfra-MT, concretar o pavimento nesse segmento prejudicaria a eficiência da drenagem pluvial em implantação, reduzindo a capacidade de escoamento das águas de chuva. Por isso, o pavimento flexível foi considerado tecnicamente mais adequado.

Veja vídeos:

 

Fonte: leiagora

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.