Um morador de Sinop, no norte de Mato Grosso, denunciou à Polícia Civil um golpe que envolveu ameaças graves supostamente feitas por uma facção criminosa. O caso foi registrado na noite de quinta-feira (15), no bairro Jardim Botânico, e está sendo investigado como ameaça e fraude eletrônica.
Segundo informações do boletim de ocorrência, a vítima recebeu mensagens pelo WhatsApp de um número com DDD de São Paulo. O remetente afirmava fazer parte de uma organização criminosa e acusava o morador de não pagar por um suposto serviço prestado por uma mulher vinculada ao grupo.
A mensagem continha ameaças explícitas de violência, como sequestro e agressões, além da divulgação de vídeos com conteúdo violento. Para evitar as represálias, os criminosos exigiram um valor de R$ 2.850e enviaram dados bancários e uma chave PIX vinculada a uma mulher.
Com medo pela segurança da família, o morador chegou a transferir R$ 1 mil. No entanto, ao ser pressionado por novos pagamentos, procurou um amigo, que o alertou sobre a possibilidade de golpe. Ele então cancelou uma nova transferência e procurou a polícia.
A Polícia Civil de Mato Grosso investiga o caso e orienta a população a não realizar qualquer tipo de pagamentodiante de ameaças e a procurar imediatamente uma delegacia ao identificar mensagens suspeitas. A prática é considerada crime e está prevista no Código Penal Brasileiro.
Fonte: cenariomt