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GM e Ford unem forças contra Trump em apoio à taxação de picapes da Stellantis

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GM e Ford se unem contra Trump em favor de taxa para picapes da Stellantis

GM e Ford pressionam governo Trump para negar a isenção de tarifa à Stellantis. Entenda a briga por causa das picapes do México.

A disputa entre GM e Ford contra Trump e um possível favor à Stellantis está esquentando o mercado. As gigantes estão pressionando o governo para não conceder uma isenção de tarifa de importação de 25% para as picapes da Stellantis que vêm do México. Acompanhe o Garagem360 e veja mais detalhes!

A briga pela isenção da Stellantis

A polêmica sobre a isenção da Stellantis coloca a GM e a Ford em uma posição firme contra qualquer benefício para a concorrente.

GM e Ford contra TrumpGM e Ford contra Trump
Foto: Divulgação / Ford

 

A princípio, as montadoras argumentam que um alívio na taxa de 25% para as picapes importadas pela Stellantis criaria uma concorrência desleal. Isso porque a marca RAM, um dos braços fortes do grupo, produz modelos de grande volume como a 2500 e a 3500 em Saltillo, no México.

Essa tarifa foi anunciada em abril pelo Departamento de Comércio dos EUA como uma forma de proteger a indústria e os empregos locais.

No entanto, a aplicação inicial focou apenas em caminhões pesados, o que, segundo o site CarsCoops, levantou suspeitas de que a Stellantis poderia ter influenciado essa decisão.

Impacto financeiro em jogo

Os números mostram por que a briga é tão intensa. Em 2024, a Stellantis importou mais de 200 mil unidades de suas picapes RAM do México.

Essa operação gigante gerou uma receita impressionante, estimada em US$ 13,8 bilhões. A aplicação da tarifa de 25% representaria um golpe duro, com perdas que poderiam chegar a US$ 2 bilhões anuais no lucro operacional da empresa.

Por que a tarifa é tão importante para o mercado?

A tarifa de 25% sobre veículos importados busca fortalecer a produção dentro dos Estados Unidos. A ideia é simples: tornar mais caro trazer carros de fora para que as empresas invistam mais em fábricas americanas.

A medida, no entanto, gera debates acalorados e divide as próprias montadoras, que dependem de uma cadeia de produção global.

  • Proteção da indústria local: o principal objetivo é incentivar a geração de empregos e o fortalecimento da economia americana.

  • Aumento de custos: para as empresas que importam, como a Stellantis, a tarifa eleva os custos e pode diminuir a competitividade.

  • Preço para o consumidor: no fim das contas, o custo extra pode ser repassado para o comprador, deixando os carros mais caros.

Empresas se manifestam

A Ford já se manifestou publicamente, apoiando a medida do governo Trump para os caminhões pesados.

Mark Truby, diretor de comunicações da empresa, afirmou que a Ford “aprecia a recente orientação do governo Trump”, pois ela apoia o “crescimento da indústria automobilística e da manufatura americanas”. A declaração deixa clara a posição da montadora na disputa.

Enfim, a decisão final do governo americano ainda não foi anunciada, mas a pressão da GM e da Ford adiciona um novo capítulo a essa guerra comercial sobre rodas.

Você acredita que a isenção para a Stellantis seria injusta com as outras montadoras? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe sua opinião!


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Escrito por

Kawane Licheski

Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.

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Kawane Licheski

Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.

Fonte: garagem360

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