Notícias

Gigante do Agronegócio procura Abílio para explicar possível ocupação de terras públicas em Cuiabá

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Christinny dos Santos

Única News

O Grupo Bom Futuro procurou o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), para esclarecer suposta invasão de terras públicas cometida pela “gigante do agro”. O chefe do executivo municipal fez grave denúncia nesta terça-feira (1º), ao dizer que a empresa usurpou duas vias públicas para a construção de seu novo terminal de Aviação Executiva.

Abilio comentava sobre a situação de mais de 1500 moradores na região do Contorno Leste, a maioria fruto de invasão, segundo ele, quando citou a situação do aeródromo da Bom Futuro. Segundo ele, existe processo investigativo a respeito no Ministério Público de Mato Grosso.

Após a denúncia, o Grupo foi até a prefeitura para apresentar ofícios formalizados pela gestão passada, de Emanuel Pinheiro (MDB). Nesta terça-feira (02), o atual prefeito usou as redes sociais para enaltecer a atitude da empresa e destacou que o documento será analisado.

“Quero parabenizar o Grupo Bom Futuro! Hoje foram prontamente na prefeitura demonstrar que desejam que tudo seja esclarecido sobre o aeroporto. Me apresentaram ofícios da gestão passada e estamos analisando como proceder sobre a área instalada”, disse Abilio.

O chefe do executivo destacou ainda que prefeitura atua para resolver a questão com o Grupo que demonstrou interesse de proceder conforme a legislação.

A denúncia

Abilio afirmou que, no sistema da prefeitura, consta que o aeroporto dBom Futuro está em cima de duas vias públicas, vias que não consta como cedidas ao Grupo.

“O aeródromo, que é o aeroporto do Grupo Bom Futuro, que realmente ficou lindo, realmente é o melhor aeroporto do Centro-Oeste, talvez um dos melhores aeroportos privados do Brasil, só que tem um processo, inclusive, apurando uma invasão de áreas públicas. Nosso sistema da Prefeitura mostra que eles estão em cima de duas vias públicas nossas, duas nossas que foram invadidas para estar colocando lá. E nós vamos agir da mesma medida, pedindo para aquele brilhante, lindo, maravilhoso aeroporto sair de lá, porque ele está em cima de uma via pública”, disse Abilio, na Câmara de Cuiabá. 

Segundo o prefeito, há inclusive a atuação de políticos para facilitar essas invasões.

“Isso sempre tem político. Sempre tem um deputado envolvido, sempre tem um vereador envolvido, um candidato, sempre tem. Então, não culpe só as facções, não culpe só a população que está ocupando o espaço. Culpe também esses políticos que estão envolvidos nesse processo. Deveria ter abertura de processos de cassação desses políticos que incentivam a infração da lei, mas, infelizmente, não vejo nenhum dos poderes legislativos fazendo alguma ação contra isso”, afirmou. 

O aeroporto

Inaugurado em 2011, é o primeiro e maior aeroporto executivo do Centro-Oeste. Atende em média, 6 mil voos por ano, movimenta cerca de 20 mil passageiros. Localizado a 10 minutos do Centro Político e Administrativo de Cuiabá, o aeroporto conta com uma pista 1.557 metros de comprimento e 30 metros de largura e é preparado para receber aeronaves de variados portes.

Em maio deste ano, foi inaugurado o novo terminal de Aviação Executiva Luzia Maggi Scheffer. A Bom Futuro investiu, desde a compra do terreno, cerca de R$ 100 milhões no projeto. Apenas o novo terminal custou R$ 25 milhões, segundo a empresa.

Considerado o mais moderno do Centro-Oeste, o novo terminal oferece todas as comodidades e exclusividades aos clientes e tripulação. No modelo atual, o aeroporto da Bom Futuro está fazendo em média 6 mil voos por ano. São cerca de 40 operações diárias, sendo 10% disso com passageiros e aviões da própria companhia — outros grupos locais, como o Amaggi, também usam a estrutura.

  ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI  

RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1  –  GRUPO 2  –  GRUPO 3

Fonte: unicanews

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.