A GAC é uma marca chinesa que também pretende fazer sucesso no Brasil. Já anunciou investimento de US$ 1 bilhão no país até 2029, o que deve incluir uma fábrica. A estreia no mercado brasileiro vai acontecer durante o primeiro semestre, mas até o fim de 2025 a fabricante tem planos de lançar sete modelos.
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Um deles ficará por conta do GAC Aion UT, do mesmo segmento do BYD Dolphin, um dos elétricos chineses mais vendidos no mercado brasileiro. O carro já começou a ser oferecido na China, onde parte de 89.800 yuan (R$ 72.509 em uma conversão simples), menos que os 99.800 yuan (R$ 80.584) do rival chinês.
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Portanto, quando chegar ao Brasil, o GAC Aion UT deverá custar menos que o BYD Dolphin, oferecido atualmente por R$ 159.800. Assim como o principal concorrente, o novo Aion UT tem linhas arredondadas, faróis e lanternas de LED e dimensões bem parecidas com as do Dolphin. São 4,27 metros de comprimento (4,29 m deo BYD), 1,85 m de largura (ante 1,77 m) e 2,75 m de entre-eixos (contra 2,70 m).
Interior moderno
Imagem: Divulgação
O interior do GAC Aion UT também não ficará atrás do rival da BYD. Entre outros equipamentos, terá tela da central multimídia de 14,6 polegadas, maior que a de 12,8 polegadas do concorrente. Além disso, contará com cluster digital de 8,8 polegadas e sistemas acionados por comando de voz com ajuda de IA.
No conjunto mecânico, o GAC Aion UT conta com motor elétrico de 134 cv, que é menos potente que os 204 cv do Dolphin. Porém, é suficiente para máxima de 150 km/h e uma autonomia maior que a do rival. Pelo ciclo chinês, sem a correção do Inmetro, o GAC pode rodar até 420 km. Já o o BYD tem autonomia declarada de 330 km, já pelo método brasileiro.
Rivais de peso
Outra boa notícia ligada ao GAC Aion UT fica por conta do tempo de carregamento. Conforme a fabricante chinesa, o modelo pode ser carregado de 30% a 80% da capacidade total das baterias em apenas 24 minutos ao usar carregadores rápidos do tipo DC.
Mas além do BYD Dolphin, o GAC Aion UT também entre entre os rivais o GWM Ora 03 e o JAC E-JS3, que chegará no primeiro semestre e já foi flagrado sem disfarces pela reportagem de AUTOO. Será uma briga interessante em um mercado de vendas crescentes de eletrificados, que já antingiram 9,2% das vendas em fevereiro, conforme dados da consultoria Bright Consulting.
Entre outros detalhes sobre a operação da GAC Motor no Brasil, foi divulgado que a fábrica deverá começar a operar no final de 2026 e que a marca tem planos de ter 20 concessionários no país em um primeiro momento, começando por grandes cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília (DF).
Imagem: Divulgação
Fonte: autoo