Uma indústria do setor de trituração foi flagrada cometendo furto de energia elétricaem Sorriso,Mato Grosso. A concessionária responsável pela distribuição no estado identificou uma ligação clandestina feita diretamente à rede elétrica, sem qualquer tipo de medição, o que representa um risco grave à segurança de pessoas e animais que circulam pela área.
De acordo com a empresa, a estrutura irregular sobrecarregava o sistema elétrico local, que não foi projetado para atender a demanda de uma unidade industrial. Essa prática vinha provocando quedas constantes de energia, aumento no risco de curto-circuitos, possibilidade de explosão de transformadorese danos aos equipamentos de consumidores vizinhos.
A concessionária também apontou que a instalação elétrica do imóvel não segue os padrões técnicos exigidos, como a construção de muretas de proteção, medida essencial para evitar acidentes com a rede de alta tensão.
O proprietário da empresa será indiciado por furto de energia, crime que pode resultar em pena de 1 a 5 anos de prisão. Somente em 2025, segundo a distribuidora, já foram realizadas 53 operações de combate a irregularidades, com 27 pessoas conduzidas à delegaciapor envolvimento em práticas semelhantes.
Fonte: cenariomt