Cenário Agro

Fundação MT leva conhecimento técnico para Safra 25/26 em diferentes regiões de Mato Grosso: Confira!

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2026 word1

Durante o mês de janeiro, a Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso (Fundação MT) promove uma série de rodadas técnicas, em diferentes regiões do estado. A participação é gratuita, voltada para produtores rurais, engenheiros agrônomos e profissionais ligados à cadeia da sojicultura. Serão abordados temas como manejo de pragas, doenças, nematoides, sistemas de produção e desempenho de cultivares.

“As rodadas técnicas são uma maneira moderna de difundir informações técnicas para o produtor, gerando proximidade com o campo e atualizando a safra”, explica o gerente de Pesquisa, Serviços e Operações da Fundação MT, Luis Carlos de Oliveira.

A Rodada Projetos Biológicos, que será realizada em Sorriso (13/01) e Sapezal (15/01), reúne avaliações de pesquisas nas áreas de entomologia (insetos), fitopatologia (doenças) e nematologia (nematoides), apresentando resultados com diferentes estratégias de manejo.

O pesquisador de Entomologia da Fundação MT, Carlos Bezerra, explica que o objetivo é mostrar ao produtor rural o desempenho das tecnologias em escala de lavouras. “O participante vai entrar na área para ver na prática. Temos desde tratamentos 100% químicos até áreas com substituição quase total por biológicos, além de situações intermediárias, em que os biológicos são adicionados ao manejo”, destaca.

O projeto é conduzido em Sorriso, no sistema soja/milho, e em Sapezal, no sistema soja/algodão, respeitando a realidade produtiva de cada região. “Avaliamos o impacto em produtividade e o controle de pragas, doenças e nematoides de forma integrada”, explica a pesquisadora de Fitopatologia da Fundação MT, Meyriele Pires de Camargo.

A especialista reforça a importância do manejo sustentável, com a inclusão de produtos biológicos. “A nossa recomendação, como Fundação Mato Grosso, é trabalhar com os produtos do segmento de biológicos como uma das ferramentas de manejo, adicionando aos químicos e outras estratégias, dentro de um manejo integrado. Entendemos que essa é a melhor forma de alcançar maior produtividade e sustentabilidade no sistema”, pontua.

Rodada Técnica avalia cultivares de soja em condições reais de lavoura

Produtores rurais, engenheiros agrônomos e profissionais ligados à cadeia da sojicultura também poderão participar das Rodadas Técnicas nas vitrines de cultivares da Fundação MT. O evento será realizado em Sorriso, no dia 13 de janeiro; em Alta Floresta, no dia 17; e em Primavera do Leste, no dia 22 deste mês. Os participantes poderão conferir, em campo, o desempenho dos materiais genéticos nesta safra.

“A Vitrine de Cultivares traz uma diversidade de cultivares dentro de um mesmo ensaio, para que o produtor consiga comparar produtividade, arquitetura de plantas, características agronômicas e resistência a doenças e insetos”, explica a pesquisadora Meyriele de Camargo.

No Centro de Aprendizado e Difusão da Fundação MT, em Sorriso (CAD Norte), além das cultivares com biotecnologias amplamente conhecidas, os pesquisadores desenvolvem ensaios com cultivares convencionais. “São materiais que não possuem biotecnologias para herbicidas nem para pragas. É uma demanda que está crescendo muito na região, principalmente pela presença de empresas beneficiadoras que premiam os produtores por esse tipo de produção”, informa a pesquisadora de Fitotecnia da Fundação MT, Daniela Dalla Costa.

Em Alta Floresta, a Rodada Técnica terá uma abordagem diferenciada na área de entomologia. O foco será entender como as biotecnologias têm respondido à pressão de lagartas, especialmente na cultura do milho, que está em fase de implantação na região. “A principal praga em discussão será a lagarta-do-cartucho, avaliando o desempenho das tecnologias disponíveis, perspectivas futuras e recomendações de manejo”, informa o pesquisador Carlos Bezerra.

Safra 25/26 em campo: Fundação MT leva conhecimento técnico e imparcial em rodadas por diferentes regiões de Mato GrossoSafra 25/26 em campo: Fundação MT leva conhecimento técnico e imparcial em rodadas por diferentes regiões de Mato Grosso
Divulgação Fundação Mt

Projeto Manejo reforça difusão de conhecimento sobre controle químico

Outro destaque da programação é a Rodada Projeto Manejo, que será realizada em Sorriso (22 e 23/01) e em Primavera do Leste (28 e 29/01). O projeto, que está na sexta edição, é voltado exclusivamente ao manejo químico de doenças.

“É um projeto de difusão de conhecimento. As empresas posicionam o seu portfólio dentro do manejo padrão do produtor, permitindo a análise do desempenho de diferentes produtos, eficiência de controle de doenças e impacto na produtividade”, explica Meyriele.

“As trocas de experiências entre os produtores e nossa equipe técnico-científica, durante as rodadas, geram conhecimento adicional e agregador para todos os participantes, contribuindo para a busca contínua de soluções e inovações alinhadas às necessidades e desafios do produtor”, comenta o Head Corporativo e Comercial da Fundação MT, Flávio Garcia.

As inscrições para os eventos são de graça e podem ser feitas pelo link disponível no instagram da Fundação MT: @fundacaomt

Programação – Janeiro de 2026

=>  Rodada Projetos Biológicos (Entomologia, Fitopatologia e Nematologia)

Sorriso – 13/01

Local: CAD Norte, Fazenda Nossa Senhora do Carmo, do Grupo Bavaresco

Zona Rural, MT 242 KM 19 + 3,5 km esquerda da travessa Fazenda Novo Milênio

Sapezal – 15/01

Local: CAD Oeste –  na rodovia MT 235, Km 133.

 

=>   Rodada Técnica (Vitrine de Cultivares)

Sorriso – 13/01

Local: CAD Norte, Fazenda Nossa Senhora do Carmo, do Grupo Bavaresco

Zona Rural, MT 242 KM 19 + 3,5 km esquerda da travessa Fazenda Novo Milênio

Alta Floresta – 17/01

Local: Concessionária CASE, sala de eventos – em Alta Floresta.

Primavera do Leste – 22/01

Local: CAD Primavera, MT-130, km 165

 

=>  Rodada Projeto Manejo

 Sorriso – 22 e 23/01

Local: CAD Norte, Fazenda Nossa Senhora do Carmo, do Grupo Bavaresco

Zona Rural, MT 242 KM 19 + 3,5 km esquerda da travessa Fazenda Novo Milênio

Primavera do Leste – 28 e 29/01

Local: CAD Primavera, MT-130, km 165

Fonte: cenariomt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.