Cinema

Fracasso lucrativo: Como filme de Ryan Gosling fez história no Oscar sem sucesso comercial

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2025 word2

Quando estreou em 2024, poucos imaginavam que o filme dirigido por e estrelado por e mudaria a história do Oscar. Apesar do desempenho modesto nas bilheterias, o longa-metragem acendeu um debate que resultou em uma nova categoria na premiação mais famosa do cinema.

Nas bilheterias, o filme mal se pagou: custou 130 milhões de dólares e só arrecadou 181 milhões mundialmente. No entanto, O Dublê já se tornou importante em Hollywood ao dar visibilidade ao trabalho dos dublês.

Em abril de 2025, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou a criação do Oscar de Realização em Design de Dublês, que passa a valer oficialmente em 2028. Filmes lançados a partir de 2027 poderão concorrer ao prêmio, que reconhece o trabalho de coordenadores e equipes de dublês — um reconhecimento inédito na história da cerimônia.

Para Leitch, ex-dublê e agora diretor de ação de sucesso, O Dublê teve papel direto nessa virada. Em entrevista à The Hollywood Reporter, ele destacou que o filme “mudou a conversa” dentro da indústria.

“Foi ideia da Kelly [McCormick, produtora e esposa de Leitch] propor aos sindicatos que mudassem o termo ‘coordenador de dublês’ para ‘designer de dublês’. Isso ajudou a cristalizar na mente da Academia que se trata de um ofício, como o design de produção ou de figurino. É design de ação, é design de dublês. A defesa de Emily e Ryan também foi fundamental.”

De fracasso de bilheteria a símbolo de reconhecimento

Inspirado na série dos anos 1980, O Dublê acompanha Colt Seavers (Gosling), um dublê que volta ao trabalho após um acidente e acaba envolvido em uma trama de conspiração e romance com sua ex, Jody (Blunt). O longa-metragem se destacou pelo uso de cenas práticas, uma marca de Leitch, que também trabalhou em e .

Antes mesmo do lançamento, o diretor já cobrava reconhecimento para os profissionais da área. Em conversa com a Empire Magazine, desabafou:

“É desanimador ver que, por toda minha carreira, a comunidade de dublês vem pedindo à Academia para ser reconhecida como um departamento tão importante quanto os outros. É difícil ver todo mundo comemorando no Oscar e saber que ficamos de fora.”

“Eu fiz o Ryan Gosling famoso”: Anthony Mackie imaginava que algum colega branco de elenco seria indicado ao Emmy 2025 em seu lugar

Leitch também lembrou que esses profissionais são parte essencial da criação visual dos filmes. “Você está nas mesmas reuniões com os designers de produção e de figurino, porque também é chefe de departamento. É inacreditável que ainda não sejamos vistos como algo que acrescenta valor.”

O Dublê está disponível no Prime Video.

Fonte: adorocinema

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.