Cuiabá receberá entre os dias 19 e 22 de dezembro a final do Campeonato Brasileiro de Skate. O evento será realizado no Parque Novo Mato Grosso, na maior pista de skate da América Latina, atualmente em fase final de construção, com entrega prevista para o início de dezembro.
Segundo o presidente da Confederação Brasileira de Skate (CBSK), Eduardo Dias, cerca de 150 atletas profissionais devem participar da competição. Ele destacou que a estrutura inédita é um atrativo para os competidores.
“Acompanhamos regularmente a obra e estamos otimistas. A parte burocrática está em fase de conclusão e esperamos anunciar oficialmente a etapa no próximo mês, para que os atletas possam se organizar com suas equipes e patrocinadores. Também buscamos trazer atrativos diferenciados ao evento”, afirmou.
Para o coordenador de Arbitragem, Criação e Produção de Eventos da CBSK, Huberto Oliveira, a qualidade técnica da pista será um diferencial. Ele destacou a importância da participação de profissionais especializados na construção.
“Uma pista de skate exige conhecimento específico. Quando não é construída por especialistas, pode se tornar inviável para treinos ou competições. Em Mato Grosso, esse cuidado foi tomado”, disse.
A chefe do Núcleo de Projetos da MT Participações e Projetos (MT Par), Nina Bordoni, explicou que o projeto contou com a participação de entidades esportivas desde a concepção.
“No caso da pista de skate, a Federação Mato-grossense acompanhou de perto o processo, garantindo que as exigências fossem atendidas”, ressaltou.
Já o gestor da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Paulo Moura, avaliou que a realização do campeonato é uma oportunidade de incentivar o esporte no estado.
“Além de reunir talentos nacionais, o evento permite que atletas mato-grossenses compitam em casa e se inspirem a alcançar novos patamares”, afirmou.
O anúncio foi feito durante a COB EXPO 2025, em São Paulo, considerado o maior evento do esporte olímpico no Brasil. No estande do Governo de Mato Grosso, foram apresentados projetos do Parque Novo Mato Grosso, que busca atrair competições nacionais e internacionais.
O Skatepark terá 15.311 m², sete pistas e padrões técnicos reconhecidos para treinamentos e eventos oficiais. O espaço faz parte do Parque Novo Mato Grosso, que será o maior parque multieventos da América Latina, reunindo atrações esportivas, de negócios, entretenimento e cultura.
Fonte: hnt