A guerra deve ser um inferno. Uma jornada por um mundo paralelo devastado, onde todos os aspectos monstruosos da natureza humana são expostos. A obra-prima utiliza um método específico para evocar precisamente esse sentimento: o filme de guerra de () parece ter sido filmado em um único take.
Como o nome sugere, o filme se passa na Primeira Guerra Mundial, em 1917. Os dois soldados britânicos e amigos Will Schofield () e Tom Blake () recebem a missão extremamente perigosa. A missão deles é cruzar as linhas inimigas e impedir um ataque planejado por um regimento de infantaria britânico, que, de outra forma, estaria fadado ao desastre. O irmão de Blake, Joseph (), também faz parte do regimento.
Assim começa uma jornada que acaba durando quase 24 horas. (), um dos cineastas mais aclamados de todos os tempos, e o diretor Sam Mendes retratam a trajetória dos dois camaradas como uma caminhada por um pesadelo.
Prime Video
Raramente a com tanta autenticidade: uma mistura de lama cinzenta e arame farpado define a terra de ninguém, onde pilhas de cadáveres esquecidos emergem semienterrados e crateras de bombas cheias de água da chuva ameaçam afogar os desavisados. A jornada leva por cidades em chamas à noite e ruínas iluminadas pelo brilho ofuscante de sinalizadores.
O filme ganha intensidade não apenas pelo puro apelo visual de suas imagens, mas também pelo efeito de seu método de produção: a jornada pelo inferno, , desenvolve uma tensão claustrofóbica que não solta o espectador durante os 119 minutos de duração do filme.
As filmagens em 1917 foram realmente feitas sem corte?
Além de um corte visível que divide o filme em duas partes após cerca de uma hora, o filme contém vários cortes “invisíveis”. Estes foram feitos para mascarar as transições, por exemplo, em cenas muito escuras, planos de paredes ou durante movimentos rápidos de câmera.
Como revelou o diretor de fotografia Deakins ao New York Times, . Comparada à duração média de uma cena em um filme que utiliza métodos de filmagem convencionais, essa é uma duração enorme, que, segundo a Esquire, exigiu meses de ensaios.
Quem quiser conferir o resultado pode assistir a 1917 no Amazon Prime Video.
Fonte: adorocinema






