Notícias

Filha testemunha mãe defendendo no STJ com ministra compartilhando experiência pessoal

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá
filha assiste mae sustentar stj ministra cita experiencia pessoal

Via @portalmigalhas | Na sessão desta terça-feira, 5 de agosto, a 3ª turma do STJ foi palco de uma manifestação comovente da advogada Patrícia Rios Salles de Oliveira.

No final da sustentação oral, a causídica usou parte do tempo regimental para agradecer ao colegiado por uma oportunidade pessoal e simbólica: a de apresentar seus argumentos perante o tribunal com a filha – estudante do 1º ano de Direito – presente no plenário.

“Gostaria de fugir um pouco da liturgia do cargo. O meu interesse de agir, a quem acordo todo dia, são os meus filhos”, afirmou.

“Hoje tenho o prazer de ter minha filha aqui assistindo à minha sustentação oral. Retornou, ministro, retornou”, disse, referindo-se ao adiamento anterior do julgamento, que impediu a presença da filha em junho.

A advogada lembrou que o próprio STJ a viu grávida, há 18 anos.

“Estou emocionada por ela estar aqui hoje. Gostaria de agradecer a esse tribunal que me viu grávida. Hoje ela tem 18 anos. Está aqui hoje. Meus filhos são a razão do meu viver, o meu interesse de agir.”

Veja o momento:

Acolhimento

Após a sustentação, ministra Daniela Teixeira fez questão de registrar a presença da jovem e compartilhou uma memória pessoal vivida no mesmo tribunal:

“Como mulher que foi advogada tantos anos, também precisei muitas vezes levar minha filha aos tribunais, aqui a esse Superior Tribunal de Justiça, especificamente. Amamentei meu filho Gabriel diversas vezes no gabinete do querido e sempre saudoso ministro Peçanha Martins.”

A ministra concluiu citando um provérbio africano.

“É preciso uma aldeia para cuidar de uma criança. Então, que sejam sempre bem-vindos os filhos e filhas das advogadas e advogados que frequentam a nossa casa.”

Confira:

Semestre passado

Em junho, conforme divulgamos, a advogada levou a filha para assistir à sustentação que faria, mas o julgamento foi adiado.

Na ocasião, o ministro Humberto Martins dirigiu-se à jovem, saudando a presença dela e ressaltando:

“Você tenha certeza de que sua mãe é muito boa na sustentação. O filho já conhece a mãe.”

Naquele dia, Patrícia demonstrou gratidão e prometeu tentar levá-la novamente, o que aconteceu na sessão inaugural da turma do segundo semestre de 2025.

Com a presença da filha nesta terça, a promessa foi cumprida, e com emoção.

Fonte: https://www.migalhas.com.br/quentes/436172/filha-assiste-mae-sustentar-no-stj-e-ministra-cita-experiencia-pessoal

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.