A jovem Hayka Onezokewaerose, de 19 anos, foi eleita Rainha Expocampo 2025 com mais de 4,2 mil votos em Campo Novo do Parecis, a 397 km de Cuiabá, nessa quarta-feira (2). Ela é a primeira indígena a receber a nomeação.
Ela é filha de Valdirene Paresi e Rony Walter Parecis, cacique do povo Haliti Paresí, que vive na aldeia Wazare, no município.
“Ser rainha é representar com verdade e honrar um povo que plantou essa terra, e mostrar que agro também tem rosto indígena e feminino”, contou.
Segundo a rainha, ela e a mãe atuam na Associação de Mulheres Haloti, onde exercem atividades agropecuárias como avicultura, mas também trabalham na confecção de vestidos, acessórios, sabonetes e cestas indígenas.
Hayka se formou como técnica em agropecuária, no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) do município, neste ano, e atualmente, está cursando a graduação em Agronomia.
Povo Paresi
O povo Paresí, também conhecidos como Haliti ou Arití, são um grupo indígena que habita principalmente em Mato Grosso, incluindo a região de Campo Novo do Parecis. Eles são conhecidos por suas práticas agrícolas, incluindo a parceria com fazendeiros na produção de soja e outras culturas, e também por suas atividades de turismo étnico e projetos de desenvolvimento sustentável.
Os Paresí vivem em várias terras indígenas, como Utiariti, Estação Parecis, Estivadinho, Figueiras, Juininha, Ponte de Pedra, Rio Formoso e Reserva Indígena Pareci, todas em Mato Grosso.
Fonte: primeirapagina