Fiat Coupé: O ícone dos anos 90 completa 30 anos de história no Brasil
Fiat Coupé: O ícone dos anos 90 completa 30 anos de história no Brasil. Conheça um pouco do modelo que fez sucesso no país.
Lançado na Europa em 1993 e importado para o Brasil a partir de 1995, o Fiat Coupé rapidamente se tornou um objeto de desejo e um marco na história da marca. Com apenas 1.124 unidades vendidas no mercado brasileiro até 1997, este esportivo de duas portas se destaca até hoje por sua combinação de engenharia sólida e um design radicalmente inovador, que o coloca no patamar dos automóveis verdadeiramente icônicos.
Fiat Coupé: O ícone dos anos 90 completa 30 anos de história no Brasil
O Coupé nasceu em uma década de efervescência criativa no design automotivo. Sua personalidade única é resultado de uma colaboração incomum entre duas grandes casas de estilo:
- Exterior Ousado (Chris Bangle): O design externo foi totalmente concebido por Chris Bangle no Centro Stile Fiat. Suas escolhas foram disruptivas e marcantes:
- Recortes Angulares: O capô avança sobre parte do para-lama e um vinco ousado sobre as rodas traseiras forma um “Z”, transmitindo velocidade mesmo com o carro parado.
- Faróis em Bolha: Uma solução criativa e barata para substituir os faróis escamoteáveis caros da época. Bangle posicionou os faróis atrás de lentes em formato de bolha, mantendo a linha fluida da carroceria.
- Detalhes de Motocicleta: A charmosa tampa do combustível, por exemplo, foi inspirada em motocicletas, segundo Peter Fassbender (Vice-presidente de Design para a América do Sul e colega de Bangle na época).
- Interior Refinado (Pininfarina): O habitáculo trazia a inconfundível assinatura da renomada casa de design italiana Pininfarina. O destaque era a faixa pintada na cor da carroceria que atravessava o painel de ponta a ponta, reforçando a exclusividade e a esportividade do modelo.

Engenharia esportiva sob o capô
Desenvolvido sobre a plataforma do Fiat Tipo, o Coupé não era apenas beleza, mas também performance.
| Característica | Detalhe Técnico |
| Motor (Brasil) | 2.0 16V Aspirado (o mesmo do Tipo Sedicivalvole) |
| Potência | 137 cv |
| Torque | 18,4 kgfm |
| Suspensão | Ajustada de fábrica para uma condução esportiva |
| Freios | Discos nas quatro rodas |
O conjunto mecânico, aliado à suspensão especialmente trabalhada, garantia o apelo esportivo que o transformou em um “objeto de desejo” entre os entusiastas.

O legado e a Placa Preta
O Fiat Coupé é um importante capítulo no legado da Fiat de quebrar paradigmas, trazendo inovações de conceito e propostas inusitadas de produtos (como o 147, Uno, e, mais recentemente, a Toro, Fastback e Pulse).
Após mais de 30 anos de seu lançamento original na Europa, o Coupé agora se torna elegível para o seleto clube dos carros de “Placa Preta” no Brasil. Essa distinção, reservada a veículos com mais de três décadas em excelente estado de conservação e com as características originais preservadas, atesta a relevância histórica do modelo e cimenta seu status de ícone atemporal da indústria automotiva.
O Coupé marcou uma era com seu design corajoso e diferenciado. Qual outro modelo da história da Fiat você acredita ter sido o mais à frente do seu tempo em design ou tecnologia?
Leia aqui: Fiat Fastback ou Volkswagen Nivus: qual SUV coupé levar para casa?
Escrito por
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
Escrito por
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
Fonte: garagem360






