TCE-MT — Campanha de prevenção a queimadas (out/2025)
Food

Festival em MT premiará os melhores queijos: participe e concorra!

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Vandecleia Prochnow é pedagoga por formação, mas resolveu empreender na pecuária leiteira há alguns anos e hoje tem queijos premiados em seu catálogo. A produtora rural inscreveu quatro produtos no Concurso de Queijos de Mato Grosso, que faz parte da programação do Festival do Queijo, que começa nesta sexta-feira (24) em Cuiabá. Ao todo, foram inscritos 311 produtos de 96 empreendimentos cadastrados.

Vandecleia afirma que trazer o concurso para Mato Grosso é uma oportunidade de incentivar a produção entre os queijeiros mato-grossenses.

“Inscrevi o queijo berta, requeijão de corte, queijo fresco e doce de leite no concurso, mas também estarei por lá vendendo os meus queijos. Espero que o público possa apreciar o que é produzido no nosso Estado e valorizar os produtores locais”.

Hoje, em uma propriedade em Nossa Senhora do Livramento, 150 litros/dia de leite se transformam em até 30 queijos, que fazem Vandecleia se tornar realizada profissionalmente.

“Tínhamos o leite como segunda renda. Deixei a sala de aula e comecei a empreender com os queijos artesanais, inicialmente vendendo de porta em porta e depois da regularização consegui as primeiras premiações”, conta a produtora que já conquistou ouro em requeijão de corte e queijo berta, bronze em queijo fresco em diversos concursos em São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina.

Os queijos premiados serão conhecidos na noite deste sábado (25). No entanto, o Festival de Queijo começa às 17h desta sexta (24) no Centro de Eventos do Pantanal. Além da medalha e do certificado de participação, os participantes receberão um relatório técnico de curadoria fornecido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae/MT), agregando valor e confiança ao mercado consumidor.

O evento é promovido pelo Sebrae-MT e terá feira de produtores, cozinha show, apresentações culturais, espaço gastronômico, oficinas práticas de produção de queijos, análise de leite das propriedades e o Empório Origem com venda de produtos regionais.

Segundo a gestora estadual de agronegócios do Sebrae/MT, Valéria Pires, a realização do concurso busca reconhecer e valorizar a diversidade e a qualidade dos queijos produzidos em Mato Grosso e seus subprodutos.

O concurso também possui uma categoria em homenagem à queijeira Raquel Cattani, filha do deputado Gilberto Cattani. Vítima de feminicídio em 2024, Raquel produzia queijos artesanais e possuía dois queijos premiados. Hoje, é a família quem administra o negócio.

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.