Sophia @princesinhamt
Turismo

Fazenda Atalaia: Conheça a Origem dos Queijos Premiados Internacionalmente

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Quem aprecia um bom queijo tem uma espécie de Meca dessa iguaria no município paulista de Amparo, do lado de Campinas. A fama fica por conta da Fazenda Atalaia, um destino imperdível para apreciadores de seus laticínios – premiados ao redor do mundo – e que também dá um gostinho para amantes da história, já que fica em uma propriedade com mais de um século de tradição.

A 130 km da capital paulista e a apenas 60 km de Campinas, a queijaria já é ponto consagrado nos roteiros gastronômicos pelo interior de São Paulo. A casa alcançou fama nacional e internacional em 2016, quando seu Tulha se tornou o primeiro queijo brasileiro a levar uma medalha de ouro no prestigiado World Cheese Awards, o “Oscar dos queijos”.

fazenda-atalaia-queijos
Onde um dia o café era rei, os queijos hoje são os donos da coroa (./Divulgação)

Propriedade histórica

Quando foi estabelecida, em 1870, a Fazenda Atalaia tinha na produção de café o seu carro-chefe. Como ocorreu com outros lugares que vivenciaram o ciclo de fartura e quebra dessa commodity, a propriedade entrou em crise na metade do século 20, sobretudo após a Segunda Guerra Mundial.

Mas, com o passar das gerações, as potencialidades do espaço começaram a ser transformadas. Hoje, o novo foco é resultado dos trabalhos do casal Paulo e Rosana Rezende, proprietários que dedicaram um espaço cada vez maior na Atalaia para a produção artesanal de queijos e ao turismo rural com viés histórico – além da comida, também são oferecidas visitas guiadas.

Queijos em destaque

O produto mais famoso da Fazenda Atalaia, claro, é o Tulha, medalha de ouro no World Cheese Awards em 2016/2017 e outra vez no pódio em 2021/2022, com o bronze. Trata-se de uma peça que chega a 6 kg quando inteira, feita a partir do leite de vaca e maturado por 12 meses.

queijo-tulha-maturacao
Queijo Tulha, o “campeão do mundo”, passa por processo de maturação de um ano (./Divulgação)

Mas a queijaria tem outros queijos com assinatura própria. O Mantiqueira é uma opção mais suave e cremosa, maturado por cerca de três meses e com grande versatilidade para acompanhar de doces a bebidas alcoólicas. Outro sucesso da casa é o Alvorada, um queijo azul feito a partir do Penicillium roqueforti – como o nome já dá uma pista, trata-se do mesmo mofo responsável pelo famoso Roquefort francês.

Todas as opções de queijos artesanais próprios da Atalaia podem ser conhecidas pelo site oficial. Além da venda na própria fazenda, o empreendimento conta com duas lojas na cidade de Amparo e outra em Campinas.

A Fazenda Atalaia fica no km 137 da Rodovia Antonio Cazalini, a SP-352, no município de Amparo. Para compra de produtos, o lugar recebe visitantes todos os dias da semana, das 9h às 17h. Também são oferecidos na propriedade café da manhã, almoço e visitas históricas guiadas pela fazenda. Confira os horários e outros detalhes no site.

window.NREUM||(NREUM={});NREUM.info={“beacon”:”bam.nr-data.net”,”licenseKey”:”a715cdc143″,”applicationID”:”707156786″,”transactionName”:”YF1WYRNXWxJZABFRVlkXdVYVX1oPFxAMVl5bXQ==”,”queueTime”:0,”applicationTime”:491,”atts”:”TBpBF1tNSE0aAkcCQkpF”,”errorBeacon”:”bam.nr-data.net”,”agent”:””}

Fonte: viagemeturismo

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.