As fanfarras serão reativadas em escolas municipais de Cuiabá. Os últimos detalhes da iniciativa foram tratados na terça-feira (18), em reunião entre os secretários municipais de Cultura, Johnny Everson, e de Educação, Amauri Monge.
Neste ano, cinco escolas desenvolverão as atividades, sendo que duas delas estarão aptas para o desfile de 7 de Setembro, com cerca de 120 alunos apresentando novidades no contexto do trabalho. A previsão é que, em 2026, o projeto esteja estabelecido em 20 unidades de ensino da capital.
Sugestões foram pontuadas pelo chefe do Executivo durante a apresentação do projeto para resgatar a formação das bandas e fanfarras, liderado pelo coordenador de ações descentralizadas, Rosberg Rabelo Martins e o diretor de Economia Criativa, Neto Moraes.
“Queremos transformar a vida das pessoas e o conceito de família precisa ficar evidente, porque família é a base. Quanto ao desfile, ele precisa ter essa característica de unir os pais nas atividades dos filhos e passar essa mensagem aos espectadores, aos participantes do evento”, afirmou o prefeito.
As tratativas para a reativação das fanfarras no município vêm sendo discutidas desde o primeiro semestre pela Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, e se intensificaram quando o secretário Amauri Monge assumiu a pasta. Isso porque a Secretaria de Educação já desenvolvia uma ação nesse sentido, herdada dos tempos das fanfarras, com a pretensão de ampliá-la no próximo ano.
“Esse movimento vai ao encontro do desejo da Cultura de investir nas fanfarras como atividade cultural de contraturno para as crianças das escolas municipais. Dessa forma, a Cultura se soma a essa ação transversal, em parceria com a Educação, reativando as fanfarras que estavam desativadas”, explicou o secretário Johnny Everson.
Nos encaminhamentos, identificou-se que havia equipamentos em plenas condições de uso, outros que precisavam de reforma (e já foram recuperados), além da necessidade de adquirir novos instrumentos. A Secretaria de Educação providenciou a compra de dois kits de instrumentos para atender o início dos trabalhos.
“Mostramos ao prefeito o que já está sendo realizado, com o objetivo de compartilhar os planos de ampliação do projeto para o próximo ano, quando se pretende atender até 20 escolas. Além disso, buscamos alinhar as ações com as expectativas do prefeito, colher orientações e seguir trabalhando dentro daquilo que ele considera prioridade”, disse o secretário Johnny Everson.
Segundo o secretário Amauri Monge, “assim, o projeto de fanfarras se consolida como uma iniciativa conjunta entre Educação e Cultura, fortalecendo a transversalidade das políticas públicas e ampliando as oportunidades culturais e educacionais para os estudantes”.
Também participaram da reunião instrutores de fanfarras e representantes da área de interação com as escolas.
Música nas Escolas
O projeto Música nas Escolas tem como objetivo resgatar a tradição da prática musical nas unidades de ensino, por meio da formação de bandas e fanfarras. Além de estimular a disciplina, a iniciativa fortalece o trabalho em equipe e contribui para o sentimento de pertencimento dos alunos à escola.
É uma ação conjunta entre a Secretaria Municipal de Cultura e a Secretaria Municipal de Educação.
Atualmente, três escolas já desenvolvem atividades musicais, atendendo cerca de 180 alunos:
-
EMEB Ana Teresa Arcos Krause – Jardim Industriário
-
EMEB Francisca Martins Figueiredo – Jardim Eldorado
-
EMEB Dep. Ulisses Silveira Guimarães – Ouro Fino
Outras duas escolas devem ser incluídas até o final do ano, alcançando cerca de 260 estudantes. Para o próximo ano, está prevista a expansão do projeto para mais 15 escolas, conforme aprovação do prefeito e das secretarias envolvidas.
No desfile de 7 de Setembro deste ano, participarão as escolas EMEB Ana Teresa Arcos Krause e EMEB Francisca Martins Figueiredo.
#PraCegoVer
A foto mostra as equipes da Cultura e da Educação reunidas com o prefeito Abilio Brunini. São seis pessoas, três de cada lado de uma mesa comprida, e o prefeito sentado de frente para todos.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Autor: Eliana Bess
Foto: Rennan Oliveira