Combate ao Mosquito
Agronegócio

Explorando os bastidores do sabor: conheça os especialistas que avaliam até 15 alimentos diariamente

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Garantir que cada alimento chegue à mesa do consumidor com sabor, textura e aparência impecáveis é o foco dos Mestres Sensoriais da Seara. Esses profissionais atuam diariamente em laboratórios especializados da marca avaliando até 15 itens por dia, utilizando todos os sentidos para assegurar a qualidade dos mais de 700 produtos comercializados pela empresa no Brasil.

Com atuação em áreas como controle de qualidade, pesquisa e desenvolvimento (P&D), os Mestres Sensoriais analisam desde o desempenho da embalagem até a suculência e a crocância dos alimentos.

Rosane Souza, profissional mais experiente da equipe, participa do programa desde sua criação, há cinco anos. “Nosso trabalho é muito semelhante à percepção do consumidor. Utilizamos todos os nossos sentidos para garantir que o produto esteja perfeito. A missão é proporcionar uma experiência completa e satisfatória”, afirma.

Na unidade da Seara em Duque de Caxias (RJ), Rosane atualmente conduz testes com linguiças para churrasco. Sua rotina começa com a preparação do ambiente, seguindo com avaliações técnicas que incluem corte, temperatura e degustação. Junto à equipe de P&D, ela também participa de reuniões para ajustar formulações, mantendo os padrões definidos pela empresa.

A atuação desses profissionais vai além da análise sensorial convencional. Eles são formados pela Academia de Mestres Sensoriais, programa pioneiro da Seara no Brasil que já capacitou cerca de 370 pessoas desde 2019. Atualmente, 90 Mestres Sensoriais estão distribuídos pelas unidades da marca em todo o país.

Durante a formação, que ocorre em módulos semanais, os participantes realizam testes básicos de percepção sensorial. Aqueles aprovados passam por treinamentos regulares e reciclagens anuais. A equipe responsável pelo conteúdo é formada por quase dez cientistas sensoriais, incluindo um chef de cozinha.

“Na Seara, investimos em iniciativas pioneiras, como o programa de Mestres Sensoriais, para garantir que cada produto ofereça uma experiência completa e memorável. Nosso trabalho combina ciência, inovação e paixão para superar as expectativas dos consumidores”, explica Luciara Rech Peil, diretora-executiva de Inovação e P&D da Seara.

Além da prática, o trabalho envolve conhecimentos em estatística, bioquímica e biologia. O objetivo é antecipar tendências e alinhar os produtos ao que o mercado busca. A análise sensorial é essencial para o sucesso de uma receita — indo além da boa procedência da matéria-prima — e se consolida como peça-chave na diferenciação da marca no mercado de alimentos.

Fonte: canalrural

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.