O ex-presidente do JosĂ© Pepe Mujica está em estágio terminal de câncer de esĂ´fago e recebe cuidados paliativos. A informação foi confirmada pela mulher do polĂtico, a ex-vice-presidente LucĂa Topolansky, Ă rádio local SarandĂ.
Segundo Topolansky, a prioridade da famĂlia Ă© garantir que Mujica viva essa fase “da melhor maneira possĂvel”.
Em janeiro, . Na época, disse que não se submeteria a novos tratamentos. “Estou morrendo”, afirmou ao jornal Búsqueda. O ex-presidente explicou que, por causa de doenças crônicas e da idade avançada, não podia mais fazer quimioterapia ou cirurgia.
“O que peço é que me deixem em paz”, disse Mujica, na ocasião. “Que não me peçam mais entrevistas nem nada. Meu ciclo já terminou. Sinceramente, estou morrendo. E o guerreiro tem direito ao seu descanso.”
Mujica nĂŁo compareceu Ă s eleições regionais deste domingo, 11, em MontevidĂ©u. Segundo a mulher, a viagem seria desgastante, e o mĂ©dico desaconselhou a saĂda.

O presidente do Uruguai, Yamandú Orsi, que foi vice de Mujica, pediu respeito à privacidade do socialista. “Todos devemos contribuir para garantir que, em todas as fases de nossas vidas, a dignidade seja a chave”, declarou. “Não devemos enlouquecê-lo, devemos deixá-lo em paz.”
Presidente entre 2010 e 2015, Mujica Ă© uma das figuras mais conhecidas da esquerda latino-americana. Ex-guerrilheiro, passou 13 anos preso durante a ditadura militar no Uruguai.
Fonte: revistaoeste





