O 4° festival Mato-grossense de Choro, no Sesc Arsenal em Cuiabá, oferece ao público duas oficinas de música com inscrições gratuitas, sendo de “Violão de 7 cordas” e “Interpretação no Choro”. Além de grandes nomes regionais e nacionais, o evento apresenta uma programação com diversidade e a tradição do gênero musical tão popular no Brasil.
As inscrições estão abertas com o número limitado de vagas para cada oficina. As aulas serão no Sesc Arsenal.
Rógerio Caetano – “Violão de 7 cordas no Choro”
A primeira oficina será a de “Violão de 7 cordas no Choro”. Ela será no dia 13, das 13h30 às 15h30, com Rogério Caetano, reconhecido violonista brasileiro.
Referência no violão de 7 cordas, Rogério é um dos membros do coletivo Choro na Rua, que irá se apresentar durante o Festival de Choro, no Sesc Arsenal.
O violonista já foi premiado no Prêmio IMA (Independent Music Awards) nos Estados Unidos em 2015, como “Melhor Álbum de Jazz Latino”, e em 2019, pelo Melhor Álbum de Performance ao Vivo.
Os músicos participantes devem, necessariamente, levar os instrumentos, pois se trata de um curso prático, sendo aberto também para cantoras e cantores. As inscrições podem ser realizadas até o dia 10 de setembro. Para realizar a inscrição, clique aqui.
Silvério Pontes – “Interpretação no Choro”
A segunda oficina ocorre no dia 14, em um sábado, das 9 às 11 horas. Com o tema “Interpretação no Choro”, ela ser realizada por Silvério Pontes, renomado trompetista e um dos maiores expoentes do Choro.
Silvério Pontes é destaque no gênero musical com o projeto Choro na Rua, que também se apresentará na 4ª Edição do Festival Mato-grossense de Choro.
Pontes foi premiado, juntamente com o grupo Choro na Rua, na 31ª edição do PMB (Prêmio da Música Brasileira), na categoria Música Instrumental, tanto como Melhor Grupo, quanto como Revelação.
O curso avançado é voltado, preferencialmente, para estudantes de instrumentos de sopro na prática do estilo musical, mas pode ser aberta a outros músicos. Para esta oficina é essencial que os participantes tragam seus instrumentos.
As inscrições podem ser realizadas até o dia 10 de setembro. Para realizar a inscrição, clique aqui.
Estilo Musical
Também conhecido como “chorinho”, o Choro é o primeiro gênero de música popular instrumental brasileira, e surgiu no Rio de Janeiro no final do século XIX. O ritmo é uma fusão de danças de salão europeias, como a polca e a valsa, com a música popular portuguesa e as influências africanas, que juntos criaram um estilo.
Programação completa:
Com artistas do Rio de Janeiro, distrito federal e artistas regionais, o Festival ocorrerá em quatro dias, 13,14,15 e 16 de setembro a partir das 18 horas. No domingo (15), o evento inicia ás 17h40. Dia 16 de setembro o Sesc Arsenal não terá o evento.
(13) – Sexta-feira
- 13h30 – Oficina com São 20 vagas. Masterclass de “Violão de 7 cordas no Choro” com Rogério Caetano – link para inscrição clique aqui.
- 18h – Apresentação: Choros e Serestas (MT)
- 20h – Apresentação: Choro na Rua (RJ)
(14) – Sábado
- 09h – Oficina de Música com 20 vagas – Masterclass de “Interpretação no Choro” com Silvério Pontes – para se inscrever clique aqui.
- 18h30 – Apresentação: Encontro das mulheres do Choro Mato-grossense (MT)
- 20h15 – Apresentação: Nilze Carvalho (RJ)
(15) – Domingo
- 17h40 – orquestra Cuiabana de Choro (MT)
- 19h30 – Reco do Bandolim & Choro Livre (DF)
(17) – Terça-feira
- 18h – Roda de Choro
Fonte: primeirapagina