O Conexão arte Cerrado volta à cena cultural no Sesc-MT no mês de agosto. A mostra, que ocorre entre os dias 13 e 17 de agosto, no Sesc Arsenal e Rondonópolis, traz a regionalidade para os palcos com apresentações de teatro, música, dança, contação de histórias e mais, com artistas nacionais e de Mato Grosso.
O evento busca conectar a produção artística com a comunidade, a cultura das regiões que compõem o cerrado brasileiro, ideias e iniciativas por meio de atividades que estimulam a troca de informações e ampliam horizontes.
“É um espaço para a apresentação da cultura regional com a comunidade, trazendo apresentações lúdicas e contação de histórias que envolvem o público, não apenas na imaginação, como também fazem com que as pessoas participem e interajam com os artistas, criando, literalmente, uma conexão com a arte do cerrado”, explica a diretora de Produtos e Serviços do Sesc-MT, Ellen Camargo.
A programação tem início no dia 13 (terça-feira) nas duas unidades do Sesc-MT, e seguem durante toda a semana, até o dia 17 (sábado), todos os dias e com apresentações inéditas.
Uma delas é o espetáculo circense Gibi, da companhia Lamira Artes Cênicas, de Tocantins, que narra as aventuras de cinco palhaços adormecidos, que descobrem no mundo das histórias em quadrinhos a magia e a motivação para a diversão do grupo, em uma atmosfera imaginária no qual a dança, o circo e o teatro se misturam.
A apresentação de teatro ficará por conta do espetáculo “A Fabulosa História do Guri-Árvore”, da cia Fulano Di Tal, de Campo Grande (MS), inspirado na obra do mato-grossense Manoel de Barros. Por meio de brincadeiras e do teatro de objetos, serão contadas histórias de quintal.
As contações de histórias serão trazidas ao palco pela Cia Ciranda, de Barra do Garças (MT), com os espetáculos “O Tempero da Vovó”, inspirado no livro de João Luiz do Couto, que traz a memória afetiva como elemento principal; e “O Homem que contava histórias”.
Já “Carimbos do Pantanal” é o tema da performance artística da artista Rita Ximenes, que combina artes visuais e música, na qual o espectador é convidado a participar através das marcas de carimbo na arte realizada ao vivo.
Na mostra audiovisual, será apresentado o filme “Farinhas, Festas e Memórias”, que conta a histórias de vida de uma mulher forte em sua comunidade, suas tradições familiares e culinária do Pantanal mato-grossense.
As apresentações musicais serão realizadas pelas bandas mp Rock, de Cuiabá, e a Clube retrô, de Goiânia (GO), que traz um repertório de músicas variado para animar toda a família durante a programação da Conexão Arte Cerrado.
Para algumas atividades de Rondonópolis, é necessário realizar a inscrição antecipada. Para agendamento de grupos, os interessados devem entrar em contato por meio dos telefones (66) 3411-1491/1465 ou 1484, em horário comercial.
Confira a programação:
SESC ARSENAL
13 de agosto
14h30 – Cinema: Farinhas, Festas e Memórias
18h – Show – MP Rock
19h30 – Show – Clube Retrô
14 de agosto
14h30 – Cinema: Farinhas, Festas e Memórias
15h – Espetáculo: A Fabulosa História do Guri-Árvore (Cia Fulano Di Tal – MS)
15 de agosto
15h – Espetáculo: Gibi com Lâmira Artes Cênicas (TO)
19h – Cinema: Farinhas, Festas e Memórias
16 de agosto
14h30 – Cinema: Farinhas, Festas e Memórias
15h – Espetáculo: O Tempero da Vovó com Cia Ciranda (MT)
17 de agosto
18h – Espetáculo: O Tempero da Vovó
19h – Performance: Carimbos do Pantanal
SESC RONDONÓPOLIS
13 de agosto
14h – Performance – Carimbos do Cerrado
19h30 – Cinema: Farinhas, Festas e Memórias
14 de agosto
14h30 – Espetáculo: O tempero da Vovó com Cia Ciranda (MT)
19h30 – Espetáculo: O Homem que Contava Histórias com Cia Ciranda (MT) – Link para inscrição antecipada (https://www.sympla.com.br/
15 de agosto
19h30 – Show: Banda Clube Retrô
19h30 – Cinema: Farinhas, Festas e Memórias
16 de agosto
19h30 – Teatro: A Fabulosa História do Guri-Árvores Cia Fulano Di Tal (MS) – Link para inscrição antecipada – https://www.sympla.com.br/
17 de agosto
17h – Espetáculo: Gibi com Lâmira Artes Cênicas – Link para inscrição antecipada (https://www.sympla.com.br/
Fonte: obomdanoticia