Você sabia que neste sábado (10) é celebrado o Ano Novo Lunar Chinês de 2024? A data na verdade é comemorada na China apenas no domingo (11), mas, no Brasil, já começa hoje o Ano do Dragão, de número 4722, que simboliza traços como carisma, ambição e confiança. O Primeira Página te explica.
A celebração é o homenageado do dia pelo Doodle Google – quando o tradicional logotipo do Google é modificado temporariamente.
Ao tocar no logotipo do Google, o internauta é levado à uma página com resultados da pesquisa sobre o assunto. A ilustração representa o ano do Dragão. Além do ser mitológico, tons de vermelho e amarelo compõem a arte, junto com fogos de artifício. (Veja vídeo acima acima)
Ano Novo Chinês
O evento é o principal feriado para os chineses. É uma semana de festividades, mas o festival de Ano Novo oficialmente se estende por 15 dias.
O calendário chinês tem a Lua como parâmetro – por isso, a festividade também é chamada de Ano Novo Lunar.
Enquanto no calendário gregoriano (o que seguimos aqui no Brasil) um ano é o tempo que a Terra leva para dar uma volta completa em torno do sol, no calendário lunar o ano é o fim de 12 ciclos completos da Lua ao redor da Terra.
Ano do Dragão
No calendário chinês os anos são dedicados aos animais. Ao todo são doze, que se intercalam: Rato, Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Serpente, Cavalo, Carneiro, Macaco, Galo, Cão e Porco (ou Javali).
A relação com os animais vem do budismo. A história conta que o líder religioso Buda, ao decidir como seria o calendário, convocou uma reunião com os bichos mas apenas 12 apareceram para o encontro. Por isso, eles foram homenageados de acordo com a ordem de chegada.
Cada animal está ligado a um dos cinco princípios fundamentais do universo: metal, madeira, água, fogo e terra.
Acredita-se que as pessoas que nascem sob um determinado elemento associado a um animal terão características e personalidades únicas, que marcarão as vidas delas.
Como funciona o Calendário Lunar?
Mas há uma diferença: o ciclo lunar tem aproximadamente 29 dias, o que faz com que os anos lunares sejam mais curtos. Eles têm cerca de 354 dias, ao redor de 11 dias a menos, o que pode resultar ao longo dos anos em um descompasso com as estações (verão, outono, inverno e primavera).
Para corrigir isso, a cada três anos, aproximadamente, adiciona-se um mês no ano, de forma que o calendário fique mais ou menos sincronizado com o calendário gregoriano, que é considerado mais preciso em relação às estações do ano.
Fonte: primeirapagina