A história e cultura de Mato Grosso estarão presentes na edição da CASACOR deste ano, atendendo o tema de 2024: “De presente, o agora”, que remete ao legado deixado por nossos ancestrais e ao futuro que estamos construindo. E a inspiração para arquitetos, design de interiores e paisagistas foi reforçada neste fim de semana com a visita de boa parte do elenco a Cáceres, Vila Bela da Santíssima Trindade e Barra do Bugres.
O roteiro incluiu a visita à centenária Fazenda jacobina, que chega a quase 300 anos e antecedeu o surgimento da própria cidade de Cáceres. O local hospedou figuras ilustres e contribuiu para a economia da região. De lá, o grupo foi até Vila Bela da Santíssima Trindade, primeira capital de Mato Grosso, onde conheceu as ruínas da Igreja Matriz e presenciaram a Dança do Congo e a Dança do Chorado. Depois, visitaram a cachoeira dos Namorados.
No domingo, a vivência foi na Terra Indígena Umutina, em Barra do Garças, onde o grupo foi recebido por danças que remetem às figuras sagradas e à natureza que cerca o povo Balatiponé. A recepção foi do cacique Luciel Boroponepá e várias lideranças indígenas.
O famtour contou com alguns convidados especiais, como Jay Boggo, que ficou emocionado com o que viu e disse ter se apaixonado pela riqueza cultura e histórica de Mato Grosso. Estilista, artista plástico e design de móveis, ele garante que Mato Grosso vai agora fazer parte da inspiração de suas obras.
Nina Coimbra levou consigo a experiência de conhecer a riqueza do artesanato indígena e da história o povo negro em Mato Grosso. “Meu foco é o objeto e o que ele insere de história e representatividade”, diz.
Sérgio Matos, que trabalha a temática indígena, ficou emocionado ao ver a apresentação do povo Balatiponé. “Não conhecia. Tinha experiências com os povos do Xingu e fico feliz em conhecer outros povos”, disse ele.
A avaliação de arquitetos, design de interiores e paisagistas é de que o famtour contribuiu muito para a inspiração dos profissionais na formulação dos ambientes que farão parte da CASACOR Mato Grosso, incluindo o Mural Colaborativo, que deve abordar vários aspectos da cultura e da história do estado.
Os diretores da CASACOR Mato Grosso avaliam que o famtour se tornou peça fundamental na elaboração dos projetos do elenco da mostra. “Mato Grosso foi pioneiro nisso e já recebemos o pedido para que seja realizado todos os anos antes do evento”, disse Luiz Hugo Queiroz.
O famtour foi coordenado pelo Sebrae/MT e CASACOR Mato Grosso e conta com a parceria da Fecomércio, Secretaria Adjunta de Desenvolvimento do Turismo, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, da primeira-dama, Virgínia Mendes, e do senador Wellington Fagundes.
O que: CASACOR Mato Grosso (@casacor_matogrosso)
Onde: Arena Pantanal
Quando: De 29 de outubro a 8 de dezembro
Fonte: hnt