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Turismo

Europa expande rede de trens noturnos em todo o continente: descubra as novas rotas!

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Os sleeper trains voltaram com força na Europa. A modalidade de transporte que estava quase extinta no continente está com cada vez mais rotas entre diferentes países. A demanda por viagens e deslocamentos mais sustentáveis, assim como a possibilidade de não “perder” um dia de viagem e assim emendar um destino no outro (nem sempre uma boa ideia, diga-se), são algumas das razões para a “renascença” dos trens noturnos na Europa

Há companhias especializadas apenas em viagens à noite, com diferentes tipos de compartimentos: cabines com semi leitos, camas, quartos individuais, e até categorias mais luxuosas – com mimos como alimentação e banheiros privativos com chuveiro. 

As rotas cortam a Europa e são bem vantajosas para quem precisa ir de um país até outro. No site da Back On Track, uma iniciativa que incentiva o aumento das rotas dos trens noturnos, há um mapa atualizado com todas as rotas e como elas funcionam – há percursos que acontecem todos os dias, em alguns dias por semana ou até mesmo de forma sazonal, como na alta temporada. Você confere a seguir um guia com as principais companhias de trens noturnos pela Europa e quais as vantagens de embarcar em um: 

Por que viajar nos sleeper trains? 

Com as mudanças climáticas em pauta após a pandemia, a demanda por viagens mais sustentáveis aumentou consideravelmente na Europa. Nesse sentido, os sleeper trains são uma alternativa com uma pegada de carbono muito menor do que os voos. Além disso, eliminam o tempo de antecedência até o aeroporto, a espera e a possibilidade de pousar em um aeroporto secundário, longe do destino que se quer chegar. No caso de trens, basta chegar meia hora antes da partida e as estações costumam estar localizadas no Centro das cidades.

A escolha por um trem noturno pode depender do conforto e da capacidade que cada viajante tem de dormir em um comboio em movimento. Pelo menos em tese a ideia de dormir em uma cidade e acordar inteiro em outra é boa, mas vai de caso a caso. Em geral, são três categorias: as camas individuais, as couchettes, que são espécies de quartos com beliches divididos com outros viajantes, e os assentos tradicionais.  

Existe também a tese de que viajar durante a noite significa economizar uma diária de hotel. Em um mundo em que o início das diárias se dá a partir das 14h (às vezes 15h), vale ponderar se vale mesmo a pena

Principais companhias  

O mapa de rotas de sleeper trains está passando por uma expansão na Europa. O aumento da demanda fez com que as empresas ferroviárias aumentassem a quantidade de trens noturnos em circulação – e, em alguns casos, até fundando empresas exclusivamente voltadas para a demanda de sleeper trains. Conheça algumas

Nightjet

A principal companhia de sleeper trains na Europa é austríaca: a Nightjet, do grupo ÖBB, possui 21 rotas por 8 países – e mais 10 rotas por países do leste europeu por meio de companhias parceiras, pelo chamado EuroNight. São três categorias de serviço: cabines individuais com cama, mini cabines ou couchettes e semi leitos. 

A empresa conecta as principais cidades da Áustria, França, Bélgica, Holanda, Alemanha, Itália, Suíça e República Tcheca. Confira todas as rotas realizadas pela empresa aqui. Os preços das passagens variam de acordo com a data e podem ser comprados no site

European Sleeper 

A belga-holandesa European Sleeper conecta sete cidades em quatro países: Bruxelas e Antuérpia, na Bélgica, Roterdã e Amsterdã, na Holanda, Berlim e Dresden, na Alemanha, e Praga, na República Checa. As rotas são divididas em duas temporadas: de inverno e de verão. A temporada de verão começará no dia 25 de março. 

A última novidade da empresa é a expansão da rota entre Bruxelas, Amsterdã e Berlim, que agora será estendida até Praga, na República Checa. A rota será implementada no dia 25 de março de 2024. O trecho de Bruxelas a Praga custa entre € 69 e € 179. 

Caledonian Sleeper 

A escocesa Caledonian Sleeper conecta os diferentes países do Reino Unido partindo de Londres: são cinco rotas, com paradas ao longo do caminho, para Glasgow, Edimburgo, Inverness, Aberdeen e Fort William. 

O diferencial da companhia é o conforto e charme extra: as cabines são mais confortáveis e luxuosas, e a empresa promete “serviço de hotel” para as categorias premium. 

A mais alta delas é uma suíte privada para duas pessoas, que tem café da manhã incluso, banheiro com chuveiro, serviço de quarto e Wi-Fi. Além disso, Na mesma categoria há também cabines com beliche, que também incluem café da manhã e banheiro privativo. Nas demais categorias, que são o quarto comum e os assentos tradicionais, a alimentação é cobrada à parte e as cabines são divididas com outros passageiros.

Na viagem entre Londres e Glasgow, a suíte com cama de casal custa £ 360, a suíte com beliche custa £305, o quarto comum custa £ 250 e os assentos tradicionais custa £ 50.  

Caledonian SleeperCaledonian Sleeper
Suíte para casal, com banheiro privativo, nos trens da Caledonian Sleeper (Caledonian Sleeper/Divulgação)

Intercités

A low-cost francesa Intercités oferece oito linhas noturnas, com paradas, partindo de Paris: para Toulouse, Rodez, Latour-de-Carol, Cérbero, Tarbes, Briançon, Nice e Aurillac. São três categorias: os assentos tradicionais e as camas de primeira classe (que tem café da manhã incluso) e segunda classe. 

Um diferencial da companhia é para mulheres que estão viajando sozinhas: há compartimentos exclusivos para mulheres, para que elas se sintam mais à vontade para dormir durante a viagem. Além disso, é possível reservar as refeições com antecedência e solicitar que alguém lhe acorde no horário que desejar.

Os preços das passagens variam de acordo com as datas, e podem ser comprados virtualmente no site.

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Fonte: viagemeturismo

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