O primeiro grupo de 100 estudantes da rede estadual selecionados para a 3ª edição do programa Mato Grosso no Mundo embarcou nesta sexta-feira (12.09) pelo Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande. O programa oferece 21 dias de aulas intensivas de inglês e imersão cultural em cidades como Canterbury, Oxford, Bristol, Brighton, Worthing, Cambridge e Liverpool.
Melissa Koon, de 16 anos, da Escola Estadual Militar Tiradentes Coronel PM Jorge Luiz Magalhães, em Querência, destacou que sempre sonhou com essa oportunidade: “Será uma experiência incrível”. Aquiles França do Nascimento, também de 16 anos, da Escola Estadual Dione Augusta, em Cuiabá, ressaltou a importância da viagem para o futuro e currículo acadêmico.
Pedro Guilherme de Paula Gambetta, de 18 anos, da Escola Estadual Júlio Strübing Muller, em Várzea Grande, pretende apresentar o lado acolhedor de Mato Grosso e suas belezas naturais, incluindo o Pantanal e a Chapada dos Guimarães. Já o estudante indígena Perakopri Panará, de 15 anos, da Escola Estadual Albert Einstein, em Guarantã do Norte, embarca com o segundo grupo e vê a viagem como uma grande oportunidade de troca cultural.
Na despedida, o governador parabenizou os estudantes e agradeceu a primeira-dama, Virgínia Mendes, embaixadora do projeto. O secretário de Educação, Alan Porto, chamou os jovens de embaixadores da educação pública no exterior e destacou que eles voltarão mais preparados, com domínio aprimorado da língua inglesa e experiências culturais enriquecedoras.
O programa envolve ainda 14 monitores, um psicólogo da rede estadual e 13 professores que farão o curso intensivo Teacher Training Courses em Londres. Com mais de R$ 16 milhões em investimentos, o MT no Mundo cobre passagens, hospedagem, alimentação, seguro, chip de internet, transporte, emissão de documentos e uma ajuda de custo semanal de 250 libras. A iniciativa integra o Plano EducAção 10 Anos, que visa posicionar Mato Grosso entre os cinco melhores sistemas educacionais do país até 2026.
Fonte: cenariomt