Em clima de Copa do Mundo, uma criação inusitada ganhou forma em sala de aula. Estudantes do curso superior de Tecnologia em Laticínios, do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (Epamig-ILCT), em Juiz de Fora (MG), desenvolveram um queijo com as cores da bandeira do Brasil. O produto chama atenção nas fotos e em vídeo, mas é no paladar que surpreende.
Sem uso de corantes artificiais, a iguaria aposta em ingredientes naturais para criar o visual marcante.
- O amarelo vem do maracujá, trazendo um toque agridoce.
- O verde ganha intensidade com o molho pesto;
- O azul é resultado do pó da flor clitória.
A combinação resultou em um queijo temático, com aparência simbólica e sabores distintos em cada camada.
Segundo a professora responsável, Denise Sobral, o queijo ainda não tem nome e segue em processo de maturação. O resultado final deve ser conhecido na semana da final da Copa do Mundo, período em que ocorre o Minas Láctea.
Apesar da repercussão e do potencial inovador, o produto não será comercializado. A criação foi desenvolvida como experimento acadêmico e, para chegar ao mercado, ainda precisaria atender a exigências legais, como rotulagem e regulamentação.
Ainda assim, o público poderá conhecer o queijo durante o Expolac, dentro da programação do Minas Láctea 2026. Considerada um das maiores feiras do setor na América Latina, o evento acontece entre os dias 14 e 16 de julho, no Expominas Juiz de Fora e na EPAMIG Instituto de Laticínios Cândido Tostes.
Fonte: primeirapagina





