Food

Estudantes de faculdade criam queijo inspirado nas cores do Brasil: verde, amarelo e azul

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2026

Em clima de Copa do Mundo, uma criação inusitada ganhou forma em sala de aula. Estudantes do curso superior de Tecnologia em Laticínios, do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (Epamig-ILCT), em Juiz de Fora (MG), desenvolveram um queijo com as cores da bandeira do Brasil. O produto chama atenção nas fotos e em vídeo, mas é no paladar que surpreende.

Sem uso de corantes artificiais, a iguaria aposta em ingredientes naturais para criar o visual marcante.

  • O amarelo vem do maracujá, trazendo um toque agridoce.
  • O verde ganha intensidade com o molho pesto;
  • O azul é resultado do pó da flor clitória.

A combinação resultou em um queijo temático, com aparência simbólica e sabores distintos em cada camada.

Segundo a professora responsável, Denise Sobral, o queijo ainda não tem nome e segue em processo de maturação. O resultado final deve ser conhecido na semana da final da Copa do Mundo, período em que ocorre o Minas Láctea.

Apesar da repercussão e do potencial inovador, o produto não será comercializado. A criação foi desenvolvida como experimento acadêmico e, para chegar ao mercado, ainda precisaria atender a exigências legais, como rotulagem e regulamentação.

Ainda assim, o público poderá conhecer o queijo durante o Expolac, dentro da programação do Minas Láctea 2026. Considerada um das maiores feiras do setor na América Latina, o evento acontece entre os dias 14 e 16 de julho, no Expominas Juiz de Fora e na EPAMIG Instituto de Laticínios Cândido Tostes.

Queijo inspirado na bandeira do Brasil será destaque no Minas Láctea. (Vídeo: ILCT)

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.