A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso promoveu nesta segunda-feira (25.8) o 2º Encontro Estadual dos Grêmios Estudantis, reunindo aproximadamente 1.600 estudantes e membros de 508 grêmios de todas as regiões do estado. O evento, realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso, contou com palestras, formações e atividades voltadas ao protagonismo juvenil.
O objetivo principal da iniciativa foi fortalecer lideranças estudantis, incentivar a participação ativa na vida escolar e ampliar a consciência sobre o papel transformador da juventude dentro e fora das escolas. Entre os convidados, destacaram-se Malu Finanças, com palestra sobre Educação Financeira para Jovens; Tiago Mochileiro, com o tema O Mochileiro pela Educação; e Afro Stefanini, que discutiu Escolhas da Vida, abordando cidadania, empatia e responsabilidade.
O secretário de Educação, Alan Porto, participou de um talk show ao lado do desembargador Orlando Perri e do palestrante Afro Stefanini, destacando a importância do Grêmio Estudantil como espaço para desenvolver habilidades de liderança e responsabilidade. “Valorizem cada hora do professor dentro da sala de aula. O ambiente escolar é essencial para alicerçar o futuro de cada um”, afirmou Alan.
Matheus Silva, coordenador de grêmios da Seduc, reforçou que os estudantes estão no centro das ações educacionais de Mato Grosso e destacou os investimentos feitos para aprimorar a educação.
Representando os alunos, Guilherme Henrique Pereira Paulino, do 7º ano da Eedieb Creuslhi de Souza Ramos, em Confresa, ressaltou a relevância do grêmio como espaço de aprendizado e diálogo com os professores.
O evento também contou com premiações e certificados relacionados às campanhas MT Antirracista, Censo com Bom Senso e Grêmio Embaixador. Na campanha MT Antirracista, o Grêmio Estudantil Poder Jovem da Escola Estadual Maria da Glória Vargas (Cotriguaçu) ficou em primeiro lugar. Na campanha Censo com Bom Senso, o prêmio foi para o Grêmio Estudantil Atenas da Escola Estadual Nova Canaã. Certificados de Grêmio Embaixador foram entregues a representantes das 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs).
Fonte: cenariomt