Estudantes de três escolas localizadas na zona rural de Cuiabá participaram na tarde de sábado (26) da segunda fase da 20ª Olimpíada Brasileira de Matemática. Na Escola Dr. Estevão Alves, localizada no km 22 da rodovia MT-251, que dá acesso à Chapada dos Guimarães, na estrada Rio dos Peixes, três estudantes trocaram momentos de lazer e descanso para participarem da prova formada por seis questões de matemática de natureza complexa.
Também participaram estudantes da Escola Penha de França, localizada no Coxipó do Ouro. E, estudantes da Escola Novo Renascer, localizada na Estrada Rio dos Couros, localizada 54km depois do bairro Pedra 90.
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).
A iniciativa tem como objetivo identificar talentos, estimular a participação em olimpíadas científicas e fortalecer o aprendizado matemático.
“Além de preparar os jovens para desafios como a OBMEP, o programa abre portas para novas oportunidades”, ressalta o secretário de Educação, Amauri Monge Fernandes.
Os estudantes premiados na Olimpíada poderão participar de programas de iniciação científica e receber medalhas de ouro, prata e bronze. A lista dos vencedores será divulgada no dia 22 de dezembro”
Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)
Criada em 2005 pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a OBMEP é considerada a maior competição científica do Brasil. Nesta edição, atingiu uma cobertura recorde, com 99,9% dos municípios brasileiros e mais de 57 mil escolas participantes. A primeira fase, realizada em junho, contou com a impressionante marca de 18 milhões de estudantes inscritos.
#PraCegoVer
A foto ilustra três estudantes sentados em cadeiras de uma sala de aula respondendo a questões de um caderno de Matemática. Na frente, como supervisor, está um homem de aparência jovem, vestido com camisa jeans e camisa preta, atuando como supervisor.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Autor: Rafael Costa
Foto: Francinei Marans






