O secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Cuiabá, José Afonso Botura Portocarrero, recepcionou nesta segunda-feira (25) um grupo de alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) para uma visita técnica ao Palácio Alencastro, sede do Poder Executivo municipal. A atividade teve como objetivo aproximar os estudantes da história da arquitetura cuiabana e destacar a relevância de um dos prédios mais emblemáticos da capital.
“Uma visita programada pela turma de Arquitetura da UFMT. O prédio da Prefeitura é icônico, tem uma representatividade muito grande da arquitetura moderna brasileira. Por isso o interesse na visita guiada. O prefeito abriu as portas e todos puderam contemplar esse prédio histórico”, afirmou o secretário José Afonso.
O professor Ricardo Castor, que acompanhou a turma, destacou a experiência como fundamental para a formação acadêmica. “Hoje trago os alunos da UFMT ao Palácio Alencastro porque esse edifício é um marco importante da história da arquitetura cuiabana, moderna do Estado e do país. Foi concebido dentro de uma linguagem modernista, influenciado pela arquitetura carioca, arrojada para a época, no final dos anos 50. Uma experiência imprescindível, em que eles vão sentir o que há de especial nesse prédio”, pontuou.
Construído em 1959 sobre os escombros do antigo Palácio do Governo, demolido em meio ao ciclo desenvolvimentista de Juscelino Kubitschek, o Palácio Alencastro marcou a introdução da arquitetura modernista em Cuiabá. Inspirado no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro, o projeto seguiu os preceitos de Le Corbusier, com pilotis, terraço-jardim e janelas em fita. Para adequar-se ao clima quente, recebeu brise-soleils basculantes que garantem conforto térmico.
Com suas linhas ousadas e importância simbólica, o Palácio Alencastro consolidou-se como referência histórica e arquitetônica, permanecendo até hoje como cartão-postal da capital mato-grossense.
Fonte: cenariomt