Dracena, a planta da felicidade: características e cuidados
A dracena a “planta da felicidade” é um exemplar adequado para o interior da casa. Muitas vezes é escolhido para decoração devido à sua beleza e fácil manutenção. Além disso, atribuem vantagens relacionadas à purificação do ambiente e tranquilidade emocional.
A sua adaptação é outro motivo de preferência, a par do aspecto tropical que lhe confere o verde intenso das suas folhas, com subtis notas amareladas e um grosso tronco de cor castanha. Acredita-se que esse exemplar influencie a boa sorte de quem a possui. Vamos saber mais sobre ela.
A dracena: mística e benéfica para a saúde
A planta em questão está ligada ao feng shui e à prosperidade. A revista Architectural Digest que esse arbusto atrai boa sorte nos negócios, mudanças e novos projetos; da mesma forma, influenciaria o humor agradável e o comportamento sereno.
Quanto à saúde, atribuem-lhe a capacidade de desintoxicar o ar dentro de casa. Isso porque, em geral, as plantas absorvem dióxido de carbono, liberam oxigênio e regulam a umidade, de forma rentável e sustentável, a revista EcoHabitar.
Além disso, garantem a neutralização de poluentes emanados por substâncias utilizadas em casa, como produtos de limpeza, tintas e fumaça de cigarro, por exemplo.
E como se não bastasse, os benefícios desses exemplares estão ligados ao alívio das dores de cabeça e ao descanso prazeroso. Sobre o assunto, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Ciências da Saúde que a ventilação insalubre nos quartos aumenta os distúrbios do sono e causa o ronco. Para resolver esses males, higienize o ambiente com uma dracena.
O nome botânico é .
Características da dracena
A dracena é originária dos trópicos africanos, distingue-se pelo seu aspecto lenhoso, perene e com um caule castanho claro que texturiza um cordão de anéis horizontais.
As folhas largas são semelhantes à ponta de uma lança, mas com uma ligeira curvatura para fora. A floração é por cachos e ocorre no máximo duas vezes ao ano; os especialistas sugerem podar as flores assim que murcham, para que essa condição não prejudique a planta. Vejamos outras singularidades da dracena.
- Adaptabilidade: adapta-se às temperaturas tropicais e adapta-se tanto ao interior como ao jardim.
- Fácil manutenção: não é complicado cuidar dela, basta garantir a irrigação com o cuidado de não inundar o vaso.
- Altura: o tronco desses exemplares chega a atingir 6 metros, quando plantados corretamente no solo. Dentro da casa, a altura é de cerca de 2 metros.
- Toxicidade: não supõe efeitos negativos em humanos. No entanto, pessoas com pele sensível e alérgicas devem evitar o contato com a planta, prevendo uma possível reação. Já para os pets, coloque a planta em um local onde eles não possam morder as folhas, ela se defende de bactérias e fungos por meio de suas , composto irritante para o aparelho digestivo dos animais.
Como cuidar da dracena?
Cuidar da planta é simples, já que os cuidados estão voltados principalmente para protegê-la de pragas e fungos comuns devido à sujeira e excesso de abastecimento de água. Vamos ver como preservá-la.
Iluminação e temperatura
A dracena requer luz solar, mas não exposição direta. Conforme pela revista InfoAgro, a radiação crônica altera o desenvolvimento e a estrutura genética das plantas.
Nesse sentido, as temperaturas adequadas para elas não devem cair abaixo de 10 graus Celsius. Da mesma forma, você não deve colocar a planta perto de radiadores, pois mudanças térmicas repentinas a afetam.
Irrigação
Ao regar, deixe a água cair como . Regule a hidratação no inverno, realizando-a ao ver terra seca. No verão, a planta exige hidratação diária, sem cair em excesso, para não sufocar as raízes e estragar ela.
Adubação
A adubação mineral é adequada para a dracena, principalmente se o plantio for em vasos. Quando a planta é colocada em um pedaço de terra, não requer fertilizantes diferentes do restante da vegetação.
Preservação do brilho
Com seu verde encantador comunica que está de boa saúde. Se notar opacidade, limpe as folhas com uma bola de algodão umedecida em água.
Quando a pigmentação está em outras tonalidades, nota-se que o espécime é afetado. Produto de muita luz, as folhas substituem seus leves lampejos amarelos por uma coloração mais intensa dessa faixa. Mudar de lugar é propício para salvá-la.
Poda e transplante
As folhas não devem ser podadas com frequência; corte apenas na parte superior, especialmente se apresentar danos. Para reproduzi-la, é pertinente extrair um broto do tronco e colocá-lo em um vaso individual, aguardando o crescimento das raízes.
Por outro lado, recomenda-se o transplante a cada 2 anos, caso o tamanho da planta exceda as dimensões do . Os conhecedores do assunto aconselham fazê-lo no outono ou na primavera.
Como curar a dracena se ela adoecer?
As plantas aquáticas podem estar infectadas com pragas, como cochonilhas e pulgões. Para resgatá-las, um remédio infalível é limpar com uma mistura balanceada de água e sabão neutro.
Se o arbusto sofre com a queda de suas e o crescimento destas é difícil, então elas precisam de adubação. Verifique com um provedor de serviços de paisagismo alguma composição favorável.
Fonte: melhorcomsaude