O público sorriu, se assustou e aplaudiu intensamente o show da Esquadrilha da Fumaça, no último sábado (12), no Porto do Baé, em Barra do Garças. A apresentação durou quase uma hora e marcou o final de semana com um evento histórico no município.
Sete aviões do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira (FAB), grupo conhecido como Esquadrilha da Fumaça, surpreendeu o público que lotou a arena e os espaços externos do Porto do Baé. O espetáculo de acrobacias sincronizadas cortou o céu a partir das 16h e finalizou por volta das 16h50. As pessoas ficaram impressionadas com a habilidade dos pilotos, que chegaram a parear as aeronaves com distância de apenas dois metros entre elas.
“É uma aventura, é um desafio. Gostei muito, em especial do [piloto] número 7. Achei que ele arrisca e isso é importante para a apresentação. Um vôo dá sempre um frio na barriga, mas foi muito bom assistir, foi fantástico”, disse a turista Luciene Oliveira, que mora em Portugal há 20 anos e está passando férias em Barra do Garças.
O Tenente Hugo Sotana, publicitário do Esquadrilha da Fumaça, destacou que os aviões utilizados na apresentação são do modelo A-29 Super Tucano, fabricados no Brasil, pela Embraer. Segundo ele, isso deve ser motivo de muito orgulho para a FAB e para o povo brasileiro.
“A demonstração do EDA desperta o interesse pela a aeronáutica e o espírito da aviação, principalmente das crianças e também de todo o público. Isso é uma grande satisfação para nós”, acrescentou.
O evento foi realizado pela FAB, a partir da articulação promovida pela Prefeitura de Barra do Garças, em parceria com o grupo Aviadores do Araguaia.
Após o espetáculo da Esquadrilha da Fumaça, ocorreu mais uma atração da Temporada de Praia 2025. O show do grupo Kamisa10 também foi na arena do Porto do Baé e reuniu grande público para curtir sucessos autorais, além de muitos clássicos do pagode.
Fonte: cenariomt