Eventos

Espetáculos de teatro gratuitos em Dourados: regional e carioca no domingo

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Em seu 4º dia de programação, neste domingo (21), o FIT (Festival Internacional de Teatro) de Dourados mescla talentos regionais e cariocas. O espetáculo “Des-calço”, criação da Produções 13, grupo de Dourados, e “Neva”, da Armazém Companhia de Teatro (RJ), são os destaques do dia.

Dirigida por Paulo de Moraes, a montagem Neva já circulou por diferentes partes do mundo — de pequenos teatros no interior do Rio de Janeiro a festivais na China. Para o diretor, estar em Dourados é reafirmar a vocação do FIT em proporcionar um intercâmbio com grandes produções de todo o país:

“O FIT de Dourados parece ter esse mérito de aproximar a cena internacional, nacional e local, e é nessa mistura que o teatro ganha novos sentidos. Para mim, o que importa é o diálogo que nasce do encontro com um público novo, porque é ali que a peça deixa de ser só nossa e passa a pertencer a quem a recebe.”

Paulo de Moraes.

Na cena douradense, o protagonismo fica por conta de “Des-calço”, espetáculo que nasce da memória da avó de Raquel Stainer Charão e da força simbólica da terra vermelha da região.

Apresentado no Parque do Lago, o trabalho coloca em diálogo a ancestralidade, a luta pela terra e a transformação do espaço público em território simbólico. Para Raquel, estar no festival amplia a voz de um espetáculo que nasce em Dourados, fala do cotidiano da cidade e dialoga com o mundo:

“O FIT cria uma ponte com o público, oferecendo transporte gratuito até o campus da UFGD. Isso garante que as pessoas da nossa cidade tenham acesso às apresentações e possam se reconhecer nas histórias que estamos trazendo para a cena. Democratizar o acesso é também parte da essência do nosso trabalho”.

Raquel Stainer Charão.

O festival segue até o próximo final de semana, com programação diversificada para todas as idades. Confira a programação em @culturaufgd, no Instagram.

O FIT é realizado pela UFGD, Fecomércio MS e Sesc Cultura MS, o FIT conta com apoio da Funaepe, UEMS e Prefeitura de Dourados. Toda a programação é gratuita.

Horários

16h – Parque do Lago – “Des-calço” – Produção 13 (Dourados/MS) – Classificação livre
20h – Auditório Central da Unidade 2 da UFGD – “Neva” – Armazém Companhia de Teatro (Rio de Janeiro – RJ). Classificação: 14 anos

Entrada gratuita e ônibus saindo às 19h da reitoria da Universidade e da Praça Antônio João, centro de Dourados.

O festival

Em sua 11ª edição, que acontece de 18 a 27 de setembro, o festival traz uma programação formativa com oficinas, mesas-redondas e uma palestra cênico-literária que conectam artistas, estudantes e pessoas interessadas em teatro a experiências práticas e reflexivas.

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.