Mato Grosso Várzea Grande

Escolas municipais de Várzea Grande participam do projeto “Zupt, A Energia da Vida” para eficiência energética

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2025 word3

Escolas municipais de Várzea Grandeestão participando do projeto “Zupt, A Energia da Vida”, promovido pela concessionária de energia e pela agência Procel. O objetivo é formar cidadãos conscientes e atentos ao consumo de energia, estimulando o ensino da eficiência energética e da cidadania na educação básica.

O Secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Igor Cunha, destacou a importância da adesão das escolas públicas em projetos que despertem o interesse dos alunos para o uso consciente e a economia de energia, visando o futuro. Ele informou que as escolas receberam, além dos Certificados, o kit Zupt com material didático para que os professores possam implementar a metodologia em sala de aula.

[Continua depois da Publicidade]

De acordo com o diretor de Gestão de Programas de Governo da ENBPar, Miguel Marques, o projeto ZUPT foi criado para ser parte de ações educativas das concessionárias de energia de todo o país, tendo como público-alvo estudantes da educação infantil, dos anos iniciais do ensino fundamental e educadores.

Em Mato Grosso, o programa será executado por meio do Programa de Eficiência Energética da Energisa, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

[Continua depois da Publicidade]

Ao todo, 136 professores de 23 escolas municipais de Sinop, Sorriso, Várzea Grande e Cuiabá receberão o certificado ZUPT – A Energia da Vida e a metodologia educacional.

Miguel Marques afirmou que o ZUPT nasce com a missão de despertar nos jovens o entendimento de que a energia faz parte do nosso dia a dia e que o objetivo é que o jovem use essa energia da melhor forma possível.

As escolas da rede municipal de Várzea Grande que já aderiram ao projeto são as EMEBs: Tenente Abílio, Profª Lybia da Costa, Profº Antônio Salustio, José Estejo, David Mayer, Gabriel Muller, Maria Barbosa e Profª Lúcia Leite. A subsecretária de Educação da SMECEL, profª Eva de Paulo, informou que outras escolas da rede municipal também irão aderir ao projeto educativo.

Fonte: cenariomt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.