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Mato Grosso Várzea Grande

Escolas de Mato Grosso recebem kits de laboratório para aulas práticas: benefício para educação

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Conforme divulgado pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT), a Escola Estadual Cívico-Militar de Tempo Integral Miguel Baracat, em Várzea Grande, recebeu nesta quarta-feira (29.10) novos kits de laboratórios. Os conjuntos incluem materiais de ciências, química, física, biologia e matemática, com o objetivo de aproximar teoria e prática e tornar as aulas mais dinâmicas.

Segundo a Seduc-MT, a iniciativa integra um programa mais amplo de distribuição de kits às escolas estaduais. Até o momento, mais de 250 conjuntos já foram entregues a Escolas de Tempo Integral (ETIs) em 46 municípios, abrangendo 74 unidades e 11 Diretorias Regionais de Educação (DREs). O secretário de Educação, Alan Porto, afirmou que o investimento busca tornar o aprendizado mais atrativo, reforçando que a experiência prática é essencial para a aplicação dos conhecimentos no dia a dia.

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Impacto nas escolas e estudantes

O uso dos kits permite que estudantes realizem atividades de investigação científica e fortaleçam seu protagonismo. Professores destacam a importância da oportunidade. Ariana Cecília da Silva, professora de física, comentou: “A oportunidade e o despertar da ciência que os estudantes estão tendo aqui é incrível. Nós, professores, estamos aqui para contribuir com isso.”

Alunos também demonstram entusiasmo. Ana Luiza Soares, estudante do 9º ano, relatou que antes as práticas eram feitas com materiais recicláveis e que agora será possível explorar os conteúdos com equipamentos adequados: “O laboratório tinha uma entrega muito baixa. Agora estamos ansiosos para fazer uso dessa nova tecnologia aqui na escola.”

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Contexto educacional

As ETIs do Mato Grosso seguem currículo ampliado e alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com foco na formação integral dos estudantes. Além da ampliação da carga horária, as escolas promovem projetos, cultura científica e atividades que contribuem para a construção do Projeto de Vida dos estudantes.

Reportagem baseada em documento oficial da Seduc-MT.

Fonte: cenariomt

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