Sophia @princesinhamt
Várzea Grande

Entrega de máquinas impulsionará produção, afirma presidente de associação

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O presidente da Cooperativa de Comercialização de Agricultores Familiares de Economia Solidária e Extrativismo da Baixada Cuiabana (Coopeveg), Laudêncio Bispo, destacou as melhorias conquistadas pela agricultura familiar de Várzea Grande com os investimentos do Governo de Mato Grosso. Com 107 cooperados, a entidade é uma das beneficiadas com a entrega de R$ 2,8 milhões em máquinas, equipamentos e veículos, realizada nesta quarta-feira (15.10) pelo vice-governador Otaviano Pivetta no município.

“Esse equipamento vem para somar. Nunca presenciei isso. A agricultura familiar de Várzea Grande está recebendo um apoio inédito. Vai nos ajudar muito na organização da produção, melhorar a qualidade e o tempo de entrega. Isso beneficia todos: o poder público e, principalmente, o produtor”, afirmou o presidente da Coopeveg.

Um dos projetos que será potencializado com os novos equipamentos é o cultivo de melão amarelo no Vale do Rio Cuiabá, que tem se consolidado como alternativa de renda e diversificação da produção rural. Além do melão, a região também cultiva maracujá, outras frutas e produtos agroindustriais, com suporte técnico e estrutural da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf).

2025 word1

Coordenada pela Seaf, a ação vai atender diretamente 1.800 famílias de 23 comunidades rurais de Várzea Grande. Com esta nova entrega, os investimentos do Governo do Estado na agricultura familiar do município já somam R$ 7 milhões desde 2019.

“Estamos entregando os equipamentos para que as cidades possam direcioná-los onde são mais necessários. Essa é uma forma de impulsionar o empreendedorismo no campo, oferecendo melhores condições de trabalho e geração de renda. Também vamos propor à prefeita a instalação de uma agência da Desenvolve MT aqui em Várzea Grande, para facilitar o acesso a crédito e assistência técnica”, afirmou o vice-governador Otaviano Pivetta.

A prefeita Flávia Moretti também reforçou a importância da parceria com o Estado para garantir mais dignidade às famílias do campo.

“Sem o apoio do Governo do Estado, estaríamos em uma situação caótica. A agricultura familiar vem crescendo, trazendo mais segurança para os investimentos nas áreas rurais. Essas máquinas são fundamentais para melhorar as condições das comunidades e garantir dignidade aos produtores. Além disso, serão usadas em serviços essenciais no município, como limpeza, prevenindo alagamentos e o acúmulo de entulhos”, concluiu a prefeita.

2025 word1

Também estiveram presentes os deputados estaduais Eduardo Botelho, Júlio Campos e Fábio Tardin; a secretária de Estado de Agricultura Familiar, Andreia Fujioka; o presidente da Empaer, Suelme Evangelista; e a presidente da Desenvolve MT, Mayran Beckman.

Fonte: mt.gov.br

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.