O , trouxe mudanças inesperadas à rotina tranquila da cidade, dada a importância do evento para o conflito na Ucrânia e para as relações entre Estados Unidos e Rússia, donos dos maiores arsenais nucleares do mundo. Entre memes e protestos nas ruas, a agitação é tanto real quanto virtual.
Na chegada das delegações, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, desembarcou com um casaco com a sigla “CCCP”, letras cirílicas da sigla União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. A Ucrânia foi o segundo país mais relevante dos 15 componentes do antigo império comunista, derrubado em 1991.
A escolha do traje gerou críticas nas redes sociais. Diante das atuais ambições territoriais de Putin, que busca controlar cerca de 20% do território ucraniano, a piada de Lavrov foi considerada de mau gosto.
Integrantes da comitiva russa chegaram em diferentes voos, que começaram na quinta-feira 14. O negociador Kirill Dmitriev, responsável pelo fundo soberano russo, publicou fotos dentro da aeronave e também um vídeo no qual se aproxima de um urso. “Espero que seja um bom sinal”, diz ele sobre o encontro com o bicho.
Met a bear in Alaska before the US-Russia Summit. 🧸 Hopefully a good sign. ☺️ pic.twitter.com/s6QXmQr5UG
— Kirill A. Dmitriev (@kadmitriev) August 15, 2025
Enquanto isso, manifestantes favoráveis à Ucrânia exibiram bandeiras e cartazes no centro da cidade. Os protestos diziam que nem russos nem norte-americanos vão controlar a Ucrânia ou o Alasca, território que pertenceu à Rússia até ser vendido aos Estados Unidos, em 1867.
O clima colabora para as manifestações públicas: é verão no Alasca. As temperaturas variam entre 11°C e 17°C nesta sexta-feira, 15, com tempo parcialmente nublado.
Grandes demonstrações de apoio à Ucrânia em Anchorage, no Alasca, o local onde Trump e Putin se encontrarão hoje. O encontro será realizado em uma base militar e, ao menos até agora, não há nenhuma previsão de que Putin sairá do recinto militar da base. pic.twitter.com/XJygeRtM8s
— Hoje no Mundo Militar (@hoje_no) August 15, 2025
A reunião, agendada para ocorrer em uma base militar fortemente protegida no norte de Anchorage, intensificou o tráfego aéreo, com diversas aeronaves de apoio. Os veículos presidenciais de Putin e Trump foram transportados das capitais de seus países, pois ambos só utilizam suas limusines em compromissos oficiais.
Por causa da alta temporada, a cidade enfrenta escassez de vagas em hotéis. Assim, a equipe da imprensa oficial russa, vinda em avião do governo, foi acomodada em um ginásio, separada por biombos de pano e camas improvisadas.
The Russian delegation has arrived in Anchorage, Alaska, for today’s Trump-Putin meeting.
Journalists from the Kremlin pool will be staying in makeshift accommodations at a local sports arena due to a lack of available hotel rooms. pic.twitter.com/4hNGWlrvkX
— The Moscow Times (@MoscowTimes) August 15, 2025
Trump e Putin dançam com urso polar em vídeo feito com IA
Nas redes sociais, o primeiro encontro entre Trump e Putin desde o retorno do republicado à inspirou a criação de vídeos por inteligência artificial nos quais os dois aparecem em confraternização, enquanto compartilham refeições na neve ou dançam ao som de YMCA, música favorita do presidente norte-americano, junto de um urso-polar.
Alguns vídeos também mostram o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, que não estará presente na cúpula desta sexta-feira, chorando ao lado de aliados como Emmanuel Macron, presidente da França, ou Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia.
EXCLUSIVE, EU-banned, Alaska footage rn pic.twitter.com/KeTA2GQJV0
— RT (@RT_com) August 15, 2025
Há memes de todos os lados do conflito. Entre os materiais mais sombrios, circula uma produção ucraniana feita por IA que retrata Putin sendo alvejado por um atirador ao chegar a um local secreto no Alasca.
Russian state propaganda put together this “dance of love” between the US and Russia (video). At the end it says: “together we build the future”.
Disgusting pic.twitter.com/oTeizq1Lh1
— Olga Nesterova (@onestpress) August 15, 2025
Já na televisão estatal russa, o apresentador Vladimir Soloviev exibiu um vídeo que encena uma dança da paz, em que uma bailarina com a bandeira russa contracena com um jovem enrolado no estandarte norte-americano. O vídeo apresenta imagens históricas de encontros entre autoridades dos dois países e termina com um aperto de mão entre Putin e Trump no mandato anterior do norte-americano.
Fonte: revistaoeste