Encontro dos Advogados debate tendências e gestão de negócios na área jurídica
O evento foi realizado na Agência Sebrae Cuiabá, do Goiabeiras Shopping, e contou com a parceria da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Escola Nacional da Advocacia (ESA)
31/07/2025 às 13:31
Mais de 100 profissionais da área do Direito participaram do 3° ‘Encontro dos Advogados’, promovido pelo Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso), em parceria com a OAB-MT (Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Mato Grosso) e a Escola Nacional da Advocacia (ESA).
O evento realizado nesta quarta-feira (30.07), na Agência Sebrae Cuiabá, no Goiabeiras Shopping, teve como convidados os palestrantes Flávio Franco e Ana Carolina Zunino. Foram abordados temas como: “Tendências e Oportunidades da Advocacia Corporativa e Modelo de Excelência em Gestão para Escritórios de Advocacia – Desafios e Soluções”, para fortalecer o setor jurídico da região.

“O tema de gestão faz parte da vida de qualquer empresário, especialmente para o advogado. É uma abordagem necessária para competitividade e posicionamento no mercado jurídico. Iniciamos esse programa em 2023 e a cada ano ele tem crescido cada vez mais. O Sebrae atua na vanguarda de conhecimento para esses profissionais”, destacou o diretor Técnico do Sebrae/MT, André Schelini.
A presidente da OAB, seccional de Mato Grosso, Gisela Cardoso, elogiou a programação promovida pelo Sebrae/MT em prol dos advogados. “É uma grande iniciativa. Nós precisamos cada vez mais levar informação, conhecimento e capacitação ao advogado. Nós vivemos um momento de muitas transformações no mundo jurídico, então é importante que o advogado esteja atento a essas novidades, ferramentas e formas de gestão”, avaliou.
Conteúdos relevantes
Com 25 anos de experiência como gestor jurídico, Flávio Franco, abordou a tendência e oportunidades da advocacia corporativa. O palestrante elogiou a inciativa do Sebrae/MT em promover o debate acerca de gestão. Atualmente, Franco é mentor de carreiras jurídicas e diretor-presidente do Jurídico Sem Gravata, um treinamento em desenvolvimento profissional.

“A Faculdade de Direito ensina só Direito, então outras competências a gente não aprende durante a formação. A ação do Sebrae/MT em promover esse tipo de evento amplia as oportunidades para os profissionais se especializarem ou conhecerem outras áreas de conhecimento que podem ser aplicadas ao seu negócio”, enfatizou.
A segunda palestrante da noite, Ana Zunino, é formada em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), com especialização em Gestão Estratégica Empresarial. Também é especialista em gestão para o mercado jurídico e atualmente trabalha como CEO de um escritório de advocacia. É ainda, a fundadora da Gestão de A a Z, uma capacitação para o desenvolvimento de profissionais e escritórios na área jurídica.

“Falar sobre gerenciamento é algo que faz com que a gente melhore a nossa performance e a sobrevivência das empresas para que a gente consiga ter sustentabilidade. Hoje a gente já tem quase 1,5 milhão de advogados no Brasil e esse profissional precisa de estratégia. E a gestão nada mais é do que a profissionalização do teu escritório. Entender que é preciso ter de organização, planejamento, execução, controle, medição, para que se consiga realmente trazer resultados e tomar decisões”, esclareceu.
Desafios reais
Uma das participantes do evento, formada há 14 anos em direito, Mariana Botof, destacou que vive desafios na gestão do escritório em que é sócia. “A gestão não é abordada na faculdade e quando assumimos uma função que exige esse conhecimento administrativo, precisamos buscar alternativas e ferramentas para melhor a condução do negócio”, argumentou.
Para entender o nicho da atuação jurídica, uma pesquisa do Sebrae/MT traçou o perfil dos empresários da advocacia no Estado. Dentre as informações obtidas, destaca-se a predominância na atuação em Direito Civil e Trabalhista, enquanto que Direito Internacional e Administrativo são os segmentos com menor frequência de especialização.
Em relação aos desafios citados pelos advogados, 60% apontou a concorrência, seguido de captação de clientes (59%), atualização e mudanças legislativas (50%) e marketing (43%). Já os pontos que mais incomodam os profissionais na condução do escritório são gestão comercial (47%), gestão de carreira (43%), gestão financeira (42%), gestão de pessoas (41%), organização do tempo (38%), métodos ágeis (38%) e estrutura física (29%).

“O mercado tem exigido cada vez mais do profissional que atua na advocacia. Além do conhecimento técnico, ele precisa adquirir habilidades em gestão. O Sebrae/MT tem apoiado iniciativas que buscam aprimorar a atuação desses profissionais. Estamos na terceira edição e temos o propósito de continuar contribuindo”, argumentou o analista técnico do Sebrae/MT e gestor setorial da advocacia, Túlio Barbosa.
O Sebrae oferece consultorias, oficinas e cursos, muitos deles gratuitos voltados a empreendedores que desejam inovar com pouco investimento e captar oportunidades a partir de tendências do mercado. Para mais informações, acesse www.mt.sebrae.com.br ou procure a unidade mais próxima.
–
–
Fonte: Sebrae