Empresa chinesa acelera corrida por baterias de estado sólido e planeja produção massa para 2027
SAIC avança na produção de baterias de estado sólido (400 Wh/kg), com produção de amostras em 2025 e lançamento comercial previsto para 2027. Conheça as metas de densidade e os concorrentes chineses (GAC, Chery).
A SAIC Motor, uma das gigantes chinesas da indústria automotiva, deu um passo significativo no desenvolvimento de baterias de estado sólido. A montadora informou que a linha de produção de sua parceira, Qingtao Power, em Anting, atingiu sua plena capacidade operacional. A expectativa é que as primeiras células de amostra comecem a ser produzidas ainda este ano, permitindo que os testes em veículos protótipos se iniciem já em 2026.
Empresa chinesa acelera corrida por baterias de estado sólido e planeja produção massa para 2027
A SAIC já havia detalhado os objetivos técnicos para essa nova composição química de estado sólido, que visam redefinir o desempenho dos veículos elétricos:
- Densidade de Energia Gravimétrica: Acima de 400 Wh/kg.
- Densidade de Energia Volumétrica: Acima de 820 Wh/L.
- Capacidade de Célula: Superior a 75 Ah.

Além da densidade energética superior, a segurança é uma prioridade. A empresa divulgou que as células de estado sólido obtiveram resultados positivos em testes de segurança rigorosos, incluindo a aprovação no teste de penetração de prego e a resistência à exposição em uma câmara térmica de 200 °C sem apresentar risco de incêndio ou explosão. Outro dado relevante é a retenção de capacidade, que supera 90% em baixas temperaturas.
Este avanço é resultado de um investimento plurianual da SAIC em colaboração com a Qingtao Energy, incluindo a criação de um laboratório conjunto focado em acelerar a transição da pesquisa para a aplicação prática em veículos.

O Desafio da Viabilidade Comercial
Embora o comissionamento da linha de amostragem represente um marco técnico importante, analistas do setor alertam que a verdadeira prova de fogo será a viabilidade comercial.
O sucesso em 2027 dependerá de fatores cruciais, como a consistência na produção em massa (yields), a eficiência de custos e, principalmente, a comprovação da durabilidade e confiabilidade das baterias em condições de uso real. Até o momento, a SAIC não divulgou informações sobre preços ou termos de comercialização.
A SAIC não está sozinha na corrida global pelas baterias de estado sólido. O Grupo GAC construiu a primeira linha de produção de baterias de grande capacidade (acima de 60 Ah) na China, com produção em massa estimada entre 2027 e 2030. A montadora Chery apresentou um módulo de 600 Wh/kg, mirando veículos-piloto em 2026 e implementação ampla em 2027.
Entretanto, líderes do setor de baterias, como a CATL, mantêm uma postura mais cautelosa, indicando que a produção em larga escala de baterias totalmente de estado sólido pode não ocorrer antes de 2030, apesar dos investimentos contínuos em pesquisa e desenvolvimento.
400 Wh/kg! A SAIC e Qingtao conseguirão atingir a produção em massa de baterias de estado sólido até 2027? Comente sua previsão!
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
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Fonte: garagem360






