O elevador residencial vai muito além de um item de luxo em uma casa. O elemento possibilita o deslocamento entre diferentes níveis, garante acessibilidade ao projeto arquitetônico e traz comodidade para o seu lar. Confira dicas e recomendações dos profissionais Priscila e Bernardo Tressino, da PB arquitetura.
Conheça a especialista
Andressa Oliveira é arquiteta e urbanista, com master em arquitetura e lighting design, especialista no cultivo de plantas em casa e experiência em projetos arquitetônicos e de interiores.
Vantagens e desvantagens de um elevador residencial
Ter um elevador em casa pode trazer muitas vantagens para o imóvel, sendo, portanto, um verdadeiro investimento. Abaixo, confira os pontos positivos segundo os profissionais:
Vantagens
- Maior conforto e agilidade para quem mora em uma casa com vários andares;
- Praticidade no deslocamento de idosos e pessoas com dificuldades de locomoção;
- Valorização do imóvel.
Apesar de facilitar a rotina de deslocamento em uma residência, Priscila e Bernardo afirmam que ter um elevador demanda atenção e cuidado. Veja as desvantagens, segundo os arquitetos, para considerar na hora de definir o seu projeto.
Desvantagens
- Necessidade de estudo prévio do imóvel ou projeto;
- Assim como toda máquina, o elevador precisa de manutenção frequente, conforme a indicação do fabricante;
- Cautela no uso com crianças e pets. Para evitar acidentes, o ideal é que o deslocamento seja sempre feito com a supervisão de um adulto.
Ambos também não indicam apertar o botão do elevador várias vezes, pois a ação pode danificar as teclas, e reforçam a importância do projeto ser feito por um profissional. “Dessa forma, será especificado o modelo de elevador adequado para cada caso, seguindo todas as normas de segurança e visando o melhor custo-benefício”, esclarece Priscila.
Como escolher um elevador para residência
Com diversos modelos e valores, podem surgir várias dúvidas antes de optar por um elevador. Assim, os profissionais explicam o que é necessário considerar, para escolher o tipo que mais combina com o seu projeto.
Conforme Bernardo e Priscila, primeiramente, é importante saber: “a construção é nova? Qual o número de andares? Qual o valor de investimento? Quais as necessidades dos moradores?”. Essas informações são cruciais para indicar um modelo. Plataformas elevatórias, elevadores pneumáticos e a vácuo estão entre as opções. “Os hidráulicos são os mais procurados, pois consomem menos energia e têm pouca manutenção”, aconselham.
Apesar de os elevadores serem muito utilizados em edifícios, existem modelos mais simples e menores para residências. “Os elevadores de prédios têm mais paradas e atingem alturas maiores. Tem maior quantidade de paradas e atinge alturas maiores. Os elevadores residenciais não precisam ser tão altos, nem tão grandes, pois não serão ocupados por muitas pessoas ao mesmo tempo”, explica o arquiteto. O modelo panorâmico é um grande diferencial, oferecendo vista do ambiente externo com design arrojado.
Dimensões recomendadas
Conforme os profissionais, a cabine de um elevador residencial, que acomoda até duas pessoas em pé, deve ter no mínimo 1,15 x 1,15 m. Se for necessário transportar uma cadeira de rodas, a medida recomendada é de 1,35 x 1,45 m. Além disso, é preciso lembrar que a altura do pé-direito do último andar deve ter ao menos 2,70 m para a instalação. Já a medida do poço é variável, conforme o modelo escolhido.
Preço
O elevador possui várias faixas de preços. Segundo Bernardo e Priscila, o equipamento pode custar de R$ 40 mil a R$ 80 mil. Eles ainda reforçam que o valor vai “depender do número de andares e modelo escolhido”.
Apesar de ser um alto investimento, os profissionais recomendam esse tipo de instalação: “além da comodidade e agilidade na locomoção interna, um elevador residencial valoriza muito a venda de um imóvel posteriormente”, completam.
10 fotos de elevador residencial para ir às alturas
Além de funcional, o elevador pode se destacar na decoração de uma residência, principalmente um modelo panorâmico. Veja:
1. União perfeita do elevador com a escada
2. Escolha uma estrutura discreta
3. Ou que valorize a decoração
4. Como um incrível elevador panorâmico
5. Ele acompanha o uso do vidro neste modelo de escada
6. Um item que traz acessibilidade
7. E permite um fácil deslocamento entre andares
8. O elevador pode ser protagonista
9. E se destacar na decoração da sala
10. Com o revestimento de madeira, ele proporciona sofisticação!
Ter um elevador em casa traz mais comodidade, garante acessibilidade e insere um toque de estilo na decoração. Aproveite essas ideias e verifique a viabilidade com um especialista. A tecnologia pode trazer muito mais conforto para o seu lar. Veja também dicas para investir na automação residencial.
Fonte: tuacasa